Rio -  A primeira vez da seleção brasileira em La Bombonera não poderia ser melhor. Nesta quarta-feira, o Brasil venceu a Argentina, em disputa de pênaltis, e ficou com o título do Superclássico das Américas. Com o resultado: a equipe de Mano Menezes encerrou a temporada com conquista.

Por falta de luz em uma das torres de iluminação no estádio de Resistencia, no interior da Argentina, o jogo foi cancelado em outubro. O Brasil vencera a primeira partida, emGoiânia, por 2 a 1. Neymar e Paulinho marcaram os gols. Em La Bombonera, o placar se repetiu.

Início truncado

Os primeiros minutos representaram bastante estudo por parte das equipes. O meio-campo trazia ações truncadas e jogadas ríspidas. Foram poucas as ações que assustaram os goleiros. Do lado argentino, a tarefa de organizar as principais jogadas estavam com Montillo. Era ele o responsável por dar segmento e cadência ao time. Todas os lances ofensivos da equipe de Sabella passavam pelo camisa 10.
Foto: Divulgação
Neymar deu trabalho para zaga da Argentina em La Bombonera | Foto: Divulgação
Por parte da Seleção, Neymar era o nome para levar o time à frente. Aos 12 minutos, o camisa 11 deu uma arrancada espetacular. Pelo lado esquerdo do campo, o craque passou por três marcadores num dos seus lances típicos. No entanto, próximo a área dos hermanos errou o passe que deixaria Fred em ótimas condições de abrir o placar do jogo.

O primeiro lance efetivo de perigo foi dos donos da casa. Aos 24 minutos, pelo lado direito, Montillo tocou para Sebá. O zagueiro cruzou e Martínez tentou um voleio que assustou o goleiro Diego Cavalieri.

O Brasil respondeu com dois lances perigosos. Depois de toque de Thiago Neves para Arouca. O volante deu belo passe para Neymar que ficou na cara do gol. O atacante tentou colocar por cima de Orión e perdeu grande chance. A outra chance surgiu nos pés de Thiago Neves. O meia recebeu na entrada da área e chutou no ângulo. Assustou a meta da argentina. O Brasil finalizou seis vezes no primeiro tempo.

Hermanos vão para cima

No segundo tempo, os ânimos das equipes aumentaram. Mano Menezes tentou dar mais mobilidade pelo lado esquerdo. Optou pela entrada de Fábio Santos no lugar de Carlinhos, aos 17 minutos. Foi além. Colocou Jean no lugar de Arouca. Minutos depois colocou Bernard na vaga de Lucas Marques.

No entanto, foram os argentinos que abriram o marcador. Aos 35 minutos, depois de contra-ataque puxado por Montillo, Martínez arrancou e acabou derrubado por Jean fora da área. Mas, o juiz assinalou pênalti. Ignacio Scocco cobrou forte no canto direito de Cavalieri.

Não demorou para o Brasil dar a resposta. Aos 40 minutos, Fred deixou tudo igual em La Bombonera. Depois de jogada de Bernard na direita, a zaga afastou. No rebote, Jean chutou cruzado e o camisa 9 com oportunismo habitual tocou para deixar tudo igual.
Fred encontrou dificuldade para fugir da marcação dos argentinos | Foto: EFE
Oportunista, Fred deixou sua marca no segundo tempo | Foto: EFE
O jogou pegou fogo. E Montillo tratou de mostrar que era o nome do lado hermano. Depois de receber passe no meio-campo, o camisa 10 arrancou até a área do Brasil e tocou para Ignacio Scocco. O atacante recebeu livre e bateu rasteiro para marcar o segundo gol.

Como o placar se repetiu em solo argentino, o Superclássico das Américas foi decidido nos pênaltis. O Brasil ficou com a conquista após os gols marcados por Thiago Neves, Jean, Fred e Neymar. Carlinhos desperdiçou. Cavalieri brilhou também e pegou a cobrança de Martínez. Assim, os jogadores da Seleção fizeram a festa na tradicional casa dos argentinos.