Brasília -  A partir desta quinta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passa a exigir das empresas de telecomunicações que entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP). O órgão regulador indica o site "Brasil Banda Larga" para que os clientes vejam se estão recebendo a velocidade exigida.
Rio de Janeiro será a primeira Unidade da Federação a participar das medições da qualidade da banda larga móvel. Gradativamente, outros estados receberão os equipamentos; até junho de 2013, eles estarão em todo o Brasil.
Como medir velocidade
Até o final deste mês, os usuários de banda larga móvel poderão medir a qualidade doserviço em seus computadores ou smartphones a partir de um programa disponível no endereço www.brasilbandalarga.com.br. Bastará acessar a página e fazer a verificação - que funcionará de forma bastante semelhante à disponível, no mesmo site, para as conexões de banda larga fixa. Versões do programa também estarão disponíveis para instalação nas plataformas Android e iOS (iPhone).
Banda larga fixa
As medições da qualidade da banda larga fixa, que também têm início hoje, serão feitas por meio de um equipamento medidor - batizado de whitebox - instalado nas conexões devoluntários. Para participar do projeto, basta fazer a inscrição por meio do site www.brasilbandalarga.com.br e seguir as orientações que serão encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Cada voluntário selecionado terá acesso a relatório com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa. Em todo o Brasil, serão selecionados até 12 mil voluntários.
Entenda o processo
As medições da qualidade da banda larga - fixa e móvel - terão os primeiros resultados divulgados pela Agência em dezembro deste ano. A partir desses dados, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.
Prazos e taxas
A partir de novembro de 2012:
Transmissão Instantânea - 20%
Transmissão Média - 60%
A partir de novembro de 2013:
Transmissão Instantânea - 30%
Transmissão Média - 70%
A partir de novembro de 2014:
Transmissão Instantânea - 40%
Transmissão Média - 80%