Rio -  A semana do dia 12 de novembro é o período de prevenção da arritmia cardíaca e da morte súbita. A arritmia cardíaca mais prevalente é a fibrilação atrial, que acomete cerca de 5% da população adulta.
Foto: Reprodução Internet
Fazer check-up regularmente é uma eficiente arma de cuidado com a saúde | Foto: Reprodução Internet
“É importante lembrar que as arritmias podem ocorrer em qualquer pessoa, inclusive em recém-nascidos. Mas a maioria acontece em pessoas que têm doenças cardíacas ou já sofreram parada cardíaca. Todos devem realizar regularmente exames de check-up para detectar precocemente sua ocorrência ou seus fatores de risco a fim de prevenir problemas cardíacos”, explica o cardiologista Abel Magalhães, do Vita Check-Up Center.
A arritmia cardíaca pode levar uma pessoa a ter morte súbita. Mas antes que isso aconteça, é crucial estar atento aos sintomas. “Há diversos tipos de arritmias cardíacas – alterações elétricas que ocasionam problemas no ritmo das batidas do coração e que podem levar à morte súbita – como a taquicardia (em que o coração bate rápido), a bradicardia (em que o coração bate devagar) e casos em que o coração bate com irregularidade”, esclarece Abel.
“Cansaço, palpitações (“batedeiras”) ou tonturas são os principais sintomas. É fundamental ter atenção aos principais sintomas e ainda ao histórico familiar (hereditariedade) de morte súbita. As arritmias podem ser assintomáticas, atacando pessoas saudáveis ou pacientes que já tiveram problemas cardíacos. Um bom exemplo é o infarto agudo do miocárdio e outro é o "coração inchado" - caso dos portadores de Doença de Chagas”, complementa o especialista.
Fazer check-up regularmente é uma eficiente arma de cuidado com a saúde. “O check-up ajuda a prevenir as arritmias cardíacas quando são realizados determinados exames complementares como o ecocardiograma e o teste ergométrico, por exemplo, e a avaliação médica (análise do histórico com exame físico detalhado), que ajuda no diagnóstico. Dependendo do caso, são necessários exames adicionais e/ou tratamento específicos”, orienta o cardiologista.
O médico reforça ainda que é importante adquirir hábitos preventivos para minimizar as eventuais arritmias. “Inclua o check-up (anual) na sua rotina, evite sempre a automedicação, pare de fumar, controle os níveis de colesterol, diminua a ingestão de sódio, evite o estresse mental, meça e controle os níveis de pressão arterial (hipertensão), pratique atividade física aeróbica regularmente, dose e controle o nível de glicose e o de colesterol no sangue, controle o excesso de peso (sobrepeso/obesidade)”, diz o especialista.