Rio -  Só mesmo uma atriz como Andrea Beltrão para aceitar representar o papel de pior atriz do mundo, na comédia ‘Jacinta’, de Newton Moreno, que acaba de estrear no Teatro  Poeira. A peça conta a história da primeira experiência cênica de Jacinta, que acontece diante da rainha de Portugal. E, mesmo se esforçando nas caras e bocas para impressionar a monarca, sua apresentação é desastrosa. Irritada, a rainha condena a péssima artista ao exílio no Brasil, onde ela tenta seguir a carreira. No espetáculo, um musical, Andrea dança e canta do funk ao fado. “Não é fácil interpretar uma atriz ruim”, garante Andrea. “Há um grande risco de se criar uma caricatura e, no fim, ficar muito vazio”, avalia.
Atriz vive desafio nos palcos | Foto: João Laet / Agência O Dia
Atriz vive desafio nos palcos | Foto: João Laet / Agência O Dia
Para evitar o exagero, Andrea Beltrão conta que buscou o que chama de escolhas infelizes, ou seja, gritar quando não se deve, acelerar a frase quando se espera uma pausa e rir nos momentos trágicos. “Jacinta é bem-intencionada, busca sempre o aplauso, mas aposta sempre errado”, diverte-se a atriz. No espetáculo, a direção fica por conta da dupla formada por Aderbal Freire-Filho e o músico dos Titãs Branco Mello.
Serviço:
Teatro Poeira - Rua São João Batista 104, Botafogo (2537-8053). de qui a sáb, às 21h. Dom, às 19h. De R$ 30 a R$ 100. 12 anos. 130 min. Até 1 de março.