Rio -  A Alegria da Sul, através da sua comissão de harmonia, realizará na próxima segunda-feira, dia 26, o simpósio "O Carnaval de Rua e o Bola Preta vão com Alegria à Sapucaí". O evento, que vai acontecer na sede do Bola Preta, na Lapa, tem o objetivo de dar a oportunidade dos participantes aprofundarem os seus conhecimentos sobre a folia de rua, mostrando desde sua origem até os dias atuais.
Participarão do simpósio o jornalista Fábio Fabato (mediador), Luis Carlos Magalhães (pesquisador de Carnaval), Pedro Ernesto Marinho (presidente do Cordão da Bola Preta), Maria Augusta (pesquisadora, folclorista e carnavalesca) e Eduardo Gonçalves (carnavalesco da Alegria da Zona Sul).
Integrantes da comissão de harmonia da Alegria da Zona Sul | Foto: Divulgação
Integrantes da comissão de harmonia da Alegria da Zona Sul | Foto: Divulgação
O evento servirá ainda para mostrar como será a homenagem que escola fará aos 95 anos de existência e resistência da mais antiga instituição do carnaval carioca.
A entrada é franca. Todos os presentes receberão certificado de participação. Informações adicionais através do e-mail harmoniadaalegria@gmail.com.
A sede do Bola Preta fica localizada na rua da Relação, nº 3, na Lapa.
Confira abaixo a programação:
19h - Abertura da casa com marchinhas de carnaval;
20h - Início do simpósio;
20h05 - Tema: O Carnaval de Rua - Luis Carlos Magalhães (Entrudo; SociedadesCarnavalescas; Carnaval popular: blocos, cordões, Zé Pereiras e corso)
20h25 - Tema: O Cordão da Bola Preta - Pedro Ernesto Marinho (Nascimento do cordão; História cultural; Luta pela permanência; Consolidação como o maior bloco de rua do mundo)
20h45 - Tema: Fantasias - Maria Augusta (Fantasias de blocos e sua originalidade; Fantasias de blocos x fantasias de escola de samba)
21h05 - Tema: A Alegria leva o Bola pra Sapucaí - Eduardo Gonçalves (Ideia do enredo; Estrutura do desfile; Alegria da Zona Sul e a grande homenagem ao Cordão a Bola Preta e ao carnaval de rua carioca)
21h30 - Encerramento com a Bateria Show de Ritmo e intérpretes da Alegria da Zona Sul.