Rio -  A União Europeia (UE) foi agraciada nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz de 2012, informou o Comitê Nobel da Noruega. O júri destacou em sua justificativa as conquistas para "o avanço da paz e a reconciliação" na Europa, assim como para o estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no continente.
De acordo com os responsáveis pelo prêmio, "o maior êxito" da UE foi fazer "a paz, a democracia e os direitos humanos" germinarem na Europa, e que a "guerra continental", em referência à Segunda Guerra Mundial, acabasse na "paz continental".
O júri destacou ainda sua "luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres de participar plenamente das tarefas de pacificação".
A nova vencedora do prêmio, dotado de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros), 20% menos do que no ano passado, sucede na lista às três mulheres agraciadas em 2011: a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman.
Depois dos anúncios das láureas referentes a Medicina, Física, Química e Literatura, resta apenas a concessão do prêmio de Economia, que acontecerá na próxima segunda-feira.
De acordo com a tradição, a entrega do Nobel será realizada em duas cerimônias paralelas: em Oslo para o da Paz, e em Estocolmo para os demais, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.
EFE