Rio -  Não é nenhuma final de campeonato, mas bares e restaurantes do Rio terão programação especial para atrair clientes na sexta-feira, dia 19, quando será exibido o último capítulo da novela "Avenida Brasil".

Vale tudo pela audiência dos fregueses, de telões a cardápio em homenagem a Carminha, a vilã interpretada por Adriana Esteves, Nina, Tufão e companhia. Grupos de amigos também planejam assistir juntos ao fim da trama eletrizante que paralisou o país.

No restaurante Patrono, na Via Light, em Nova Iguaçu, são esperados mais de 400 pessoas para assistir ao final da história. A casa terá música ao vivo nos intervalos, no embalo do “oioioi” que caiu na boca do povo.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Everton Mesquita e os vizinhos não perdem um capítulo da novela. Ele torce por final feliz para Carminha | Foto: André Mourão / Agência O Dia
No Vikings, na Avenida Abílio Augusto Távora, no centro de Nova Iguaçu, pelo menos quatro sanduíches com nome de personagens serão oferecidos no dia do último capítulo.

“Serão 4 TVs de led de 50 polegadas e esperamos 300 pessoas para acompanhar a novela”, explicou Alberto Aquino, assessor da casa. O folhetim registrou recorde de audiência, com 49 pontos e picos de 52 no Ibope. Na segunda-feira, 74% dos televisores estavam ligados na novela.

Diante da expectativa para o último capítulo, até a Light se preparou para o aumento de consumo regular. A concessionária garantiu que já dimensionou a rede para suportar picos de energia, como costuma fazer nas finais de Copa do Mundo.

Segunda-feira, quando Carminha foi desmascarada, houve uma alta repentina na demanda por energia em todo o país. Fã do Tufão, personagem de Murilo Benício, a jornalista Luna Vale, 24 anos, convidou 15 amigos para assistir ao último capítulo em sua casa, sexta-feira.
Foto: Reprodução de TV
Na reta final da trama, o embate entre Max (Marcelo Novaes) e Carminha (Adriana Esteves) eletriza os fãs | Foto: Reprodução de TV
“Não assisto novela, mas esta me envolveu. É um fenômeno. Quando não dá para assistir, vejo na internet. Vários segredos já foram desvendados na novela”, empolga-se Luna.

Fantasiados de personagens

Apaixonada pela Carminha, a produtora de eventos Shelena Jordão, 33 anos, decidiu prestar uma homenagem à vilã. Organizou um festa no Clube Vila da Feira, na Tijuca, para comemorar os cinco anos de casamento com o marido Leonardo Carmona, 32 anos.
Foto: Album de família
Helena e Léo de Carminha e Tufão | Foto: Album de família
Os 100 convidados tiveram que comparecer ao evento vestidos de personagens de "Avenida Brasil". “Fui fantasiada de Carminha e meu marido, de Tufão. Sou fã da novela e quero que a Carminha fique rica e fuja”, torce Shelena.

O último capítulo também vai deixar saudades em quem se acostumou às reviravoltas da trama. “Já estou sentindo falta da Carminha, pois mesmo sendo má, ela tem personalidade. Não se redime. É pior que a Nazaré”, diz o produtor cultural Everton Mesquita, 37 anos, citando a vilã da novela "Senhora do Destino".

Ele conta que já perdeu capítulos por causa da falta de luz. “Quando estou no engarrafamento, acompanho a novela pelo celular, através de mensagens”, diz Everton, que vai reunir os amigos na sua casa, em N. Iguaçu, sexta-feira, para ver o último capítulo.