Rio -  Desde que foram iniciadas, nesse ano, as obras do Porto Maravilha, na Região Portuária do Rio, Centro da Cidade, já geraram 3.500 oportunidades de emprego direta e indiretamente. Mas a multiplicação de empreendimentos na região, como a construção de centros empresariais e hotéis, elevou para mais de 30 mil as previsões de chances de emprego na área.
Simulação de como será a reurbanização da Zona Portuária do Rio. Até agora, estão já sendo construídos na região 13 centros empresariais, um conjunto residencial e cinco hotéis | Foto: Divulgação
Simulação de como será a reurbanização da Zona Portuária do Rio. Até agora, estão já sendo construídos na região 13 centros empresariais, um conjunto residencial e cinco hotéis | Foto: Divulgação
Pelo menos 13 centros empresariais, com edifícios, restaurantes, lojas e centro de convenções, mais um empreendimento residencial e cinco hotéis estão sendo construídos na região ou contam com projetos já aprovados. No pico das obras, que deve se dar no ano que vem, a perspectiva é de que sejam contratados mais 5 mil profissionaisdiretamente para as obras do Porto e 15 mil indiretamente. Já a construção dos demais empreendimentos na área vai mobilizar outros 7 mil profissionais.
DE OPERÁRIOS A ARQUITETOS
As chances são para todos os níveis de escolaridade, em especial para engenheiros, arquitetos e operários. Mas o banco de currículo da Concessionária Porto Novo conta também com oferta de emprego para operador de equipamentos pesados (escavadeiras e gruas), carpinteiro, pedreiro, armador, gesseiro, pintor, além de vagas para atividades de apoio como vigia e assistente administrativo. As carreiras de copeira, arrumadeira, camareira, garçom, faxineira e outras ligadas à área de hoteleira também têm chances à vista. Até agora, cinco hotéis serão construídos na região.
Segundo o SindRio (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes), a estimativa é que sejam abertas 2 mil vagas de emprego para a fase de operação dos novos estabelecimentos. Entre as redes previstas para se instalar na região estão Ibis, Novotel e Pullman.
E as previsões de emprego não param por aí. Segundo o Sebrae-RJ, a perspectiva é que a reurbanização da região portuária atraia 50 mil novas oportunidades de negócios. O número se baseia na projeção de adensamento populacional que hoje está em 30 mil e até 2020 vai subir para 100 mil.
ONDE SE INSCREVER
PARA ATUAR NAS OBRAS
Os interessados em garantir uma oportunidade nas obras do novo Porto ou de empreendimentos na região devem se dirigir ao Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda — Rua da América 81, Providência — tendo em mãos Carteira de Trabalho, CPF, identidade e número do PIS. Também é possível se inscrever no www.vagas.com/portonovo.
HOTÉIS
Quem tiver de olho em uma das vagas que serão abertas na rede hoteleira a partir da fase de operação a dica é ficar atento às oportunidades divulgadas pelo SindRio. Por meio do www.sindrio.com.br, o sindicado divulga as oportunidades de emprego das empresasassociadas e encaminha os candidatos para as chances.

NOVOS NEGÓCIOS
Na próxima segunda-feira, a partir das 12h30, a Caixa realiza a primeira venda de títulos, por meio de leilão, dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) do Porto Maravilha.
A operação, que tem valor inicial de R$115 milhões e preço unitário mínimo de R$ 1.150, deve estimular novos negócios imobiliários na região. A oferta se dará por meio de sistema eletrônico de negociação através da BM&FBovespa.