França -  As revistas "Voici" e "Closer" foram condenadas a pagar uma multa de 1.500 euros nesta terça-feira por terem publicado fotos da esposa do presidente francês, François Hollande, Valérie Trierweiler usando biquíni, enquanto a "Public" foi sentenciada a pagar mil euros.
Voici publica foto da primeira-dama da França de biquíni | Foto: Reprodução Internet
Voici publica foto da primeira-dama da França de biquíni | Foto: Reprodução Internet
As penas foram anunciadas um mês e meio após a revista "VSD" ter sido condenada a pagar uma multa de 2 mil euros pela publicação de fotos similares, tiradas durante as últimas férias do casal presidencial na residência oficial de "Fort de Brégançon".
O tribunal de Paris, que também ordenou a retirada das fotos dos sites das revistas, determinou penas muito inferiores às reivindicadas por Valérie, que tinha solicitado mais de 20 mil euros por danos morais.
A juíza considerou que a publicação das fotos representa dano moral contra a esposa de Hollande, que não consentiu com as imagens, mas "nem sempre se mostrou discreta em sua vida privada", afirmou. A magistrada afirmou que a mulher do presidente não podia ignorar que, ao usar o biquíni, seria alvo dos paparazzi e lembrou que, em algumas ocasiões, mistura a vida privada com a vida pública.
Apesar de tudo, a juíza considerou que Valérie nunca deu o seu consentimento para a publicação das fotos. A denúncia da esposa de Hollande a estas quatro revistas provocou certo escândalo na França, já que Valérie não abriu nenhum processo contra a "Paris Match", revista na qual trabalha e que também publicou fotos suas na praia.
Sua advogada, Frédérique Giffard, negou que o fato de não processar a "Paris Match" tivesse a ver com o fato de Valérie trabalhar como jornalista para o veículo e afirmou que só ocorreram reivindicações contra as revistas que publicaram as fotos na capa.
A "Paris Match", segundo a advogada, publicou as fotos "de forma muito mais discreta, com formato pequeno e em páginas interiores".


As informações são da EFE