Rio -  Com duas horas de atraso, os 201 passageiros do voo da TAM com destino ao Rio, que apresentou problemas durante a decolagem na quarta-feira, em Paris, capital francesa, desembarcaram na madrugada do feriado desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo eles, a turbina direita do avião explodiu. Apesar da gravidade, não houve pânico ou desespero entre os clientes. Todos elogiaram a astúcia do piloto que conseguiu manter o controle da aeronave e retornar ao aeroporto Charles de Gaulle.
"A turbina da asa direita do avião explodiu após a decolagem. Os passageiros se mantiveram pacientes, surpreendentemente. Depois o avião balançou da direita para a esquerda. O piloto com uma habilidade louca manteve o equlíbrio da aeronave, mas não disse nada.  Algum tempo depois ele comunicou que tinha perdido a turbina direita e que retornaríamos. Não houve necessidade de cortar o combustível para o pouso. Apertei a mão da minha mulher e disse: a hora não é essa", relembrou o psicanalista João Batista Ferreira, se referindo a também psicanista Regina Pacheco.
João Batista também ficou surpreso com o aparato de emergência, com seis carros dos bombeiros e uma ambulância, montado na pista na pista do aeroporto para o pouso da aeronave. Segundo o psicanalista, apenas uma aeromoça chorou copiosamente ainda na aeronave e um passageiro foi atendido com problemas de pressão. Ele disse ainda que a TAM deu toda a assistência aos passageiros na estada em Paris.
Entre os passsageiros do voo JJ8055 estava o ex-tenista francês Yannick Noah, de 52 anos, campeão do torneio Roland Garros, em 1983. Ele participa nesta sexta-feira, às 18h, no Jockey Club do Rio, do primeiro jogo do Peugeot Tennis Cup - Desafio de Campeões Entre Países e ATP Challenger Tour, torneio de veteranos, contra o equatoriano Andrez Gonzales, campeão do torneio francês em 1990. Os brasileiros Fernando Meligeni e Jaime Oncins também participam do evento.
"Nunca tinha passado por isso. E espero que não ocorra novamente. Não houve pânico ou gritaria entre os passageiroos", disse simpaticamente o ex-tenista ao desembarcar no Rio, afirmando que não teve medo da situação.
Entre os passageiros, o sentimento foi de gratidão e agradecimento ao piloto da aeronave, identificado apenas como comandante Hugo. Segundo eles, a habilidade dele evitou uma tragédia. Ele retornou no mesmo voo e recebeu o cumprimento de vários deles.
"O avião tinha acabado de decolar. Trinta segundos depois houve um estrondo. A aeronave parou de subir e começou a baixar. As luzes se apagaram e houve um silêncio absoluto. Acho que o consenso geral era que todos íamos morrer. O piloto segurou no muque (braço) e trouxe o avião para o chão", elogiou o engenheiro de som Gabriel Pinheiro, de 38 anos, que voltava de lua-de-mel com a esposa de 26 anos. Emocionada ao rever a mãe, ela não quis conceder entrevista.
"Após o pouso, as pessoas aplaudiram e não ficaram em pânico quando houve o incidente. Não vi o fogo. A situação na verdade foi dramática. Acho que estavam todos em pânico, mas ninguém conseguia falar",acredita a jornalista Ana Clara Carmendia.
Em nota divulgada no dia do incidente, a assessoria de imprensa da companhia informou que o voo JJ8055, com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim teve problema em um dos motores e pousou, em segurança, às 17h26 (horário de Brasília). "Os passageiros estão sendo acomodados em hotéis da região do aeroporto e recebendo assistência da companhia", diz o texto.
A sensação de alívio com o retorno ao país tomou conta dos passageiros no desembarque. "As pessoas ficaram tranquilas, mas foi um momento difícíl. É bom voltar ao Brasil", disse emocionada a empresária Maristela Plácido. "Estava sentado próximo da asa em que estava a turbina. Pensei que o avião fosse cair e rezei. Não houve pânico e todos se mantiveram calmos. Mas, vou guardar esse episódio para sempre", disse o biólogo Rodrigo Soares.