quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os países mais pobres do mundo 2012 Problemas como a fome, miséria, desemprego, corrupção, falta de infraestrutura, desigualdade social e desnutrição são alguns dos mais encontrados nos países mais pobres do mundo. De acordo com a ONU, a maioria desses países menos avançados está no continente africano.

Diversos são os fatores que levam um determinado país a fazer parte da lista dos países mais pobres do mundo, como as disparidades sociais, endividamento, baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), fome, baixa produtividade agrícola e industrialização tardia ou inexistente, entre outros.
528540 os paises mais pobres do mundo 2012 Os países mais pobres do mundo 2012Os países mais pobres do mundo enfrentam graves problemas, nas áreas de saúde,educação e moradia, entre outras (Foto: Divulgação)
Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) e algumas outras organizações utilizam vários dados divulgados anualmente, como o Índice de Pobreza Humana (IPH), que considera informações como renda familiar, número de mortes de recém-nascidos, crianças abaixo do peso e a percentagem de adolescentes com escolaridade básica, que servem como base para se definir os países mais pobres do mundo.
Atualmente, 49 países compõem a lista dos países menos avançados (PMA), criada pela ONU, que define os países mais pobres do mundo, sendo a grande maioria deles localizada no continente africano. Os países que fazem parte da lista recebem atenção especial da ONU e também dos países mais desenvolvidos, que a cada ano contribuem de alguma forma para melhorar a condição de vida das pessoas residentes nesses locais.
Altos índices de violência: Quais são os países mais violentos do mundo?

Problemas encontrados nos países mais pobres do mundo

528540 os paises mais pobres do mundo 2012 1 Os países mais pobres do mundo 2012As crianças são as que mais sofrem nos países mais pobres (Foto: Divulgação)
Os países listados pela ONU como os mais pobres do mundo possuem uma série de problemas em comum, encontrados em praticamente todos eles, como a baixa expectativa de vida (em alguns deles não passa de 50 anos), baixo IDH, desemprego, corrupção, fome, desnutrição,desigualdade social e miséria.
Nesses locais também há problemas como a dificuldade de acesso à educação, número insuficiente de hospitais, infraestrutura inadequada (faltam redes de água e esgoto encanado e até de eletricidade), altas taxas de mortalidade infantil, violência, serviços públicos ineficazes e falta de moradias, entre outros.
Cuidado na sua próxima viagem: Países mais perigosos para turistas

Lista dos países mais pobres do mundo 2012

528540 os paises mais pobres do mundo 2012 2 Os países mais pobres do mundo 2012Segundo a lista divulgada anualmente pela ONU, o Chade é um dos países mais pobres do mundo (Foto: Divulgação)
A lista atualizada dos países mais pobres do mundo 2012 tem, entre os integrantes:
- Chade
- Serra Leoa
- Burkina Fasso
- Burundi
- Libéria
- Niger
- Somália
- República Centro-Africana
- Eritréia
- Guiné Bissau
528540 os paises mais pobres do mundo 2012 3 Os países mais pobres do mundo 2012Através da ONU, os países desenvolvidos enviam vários tipos de ajuda às populações que vivem nos países menos avançados (Foto: Divulgação)
O ranking completo dos países mais pobres do mundo pode ser conferido no site da ONU.

Nenhum comentário: