Rio -  Pela primeira vez desde 2008, quando começou a pacificação de favelas do Rio, o processo de instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será acompanhado do Quartel-General da Polícia Militar, no Centro.

É lá que está o Centro de Comando e Controle da PM, de onde a cúpula da segurança estadual vai monitorar em tempo real a entrada das tropas no Complexo de Manguinhos e na Favela do Jacarezinho, que começam a ser pacificadas domingo. Será a 29ª UPP.
Foto: Arte: O Dia
Os dois maiores redutos do Comando Vermelho na Zona Norte do Rio serão ocupados pelas forças de segurança neste sábado, com o objetivo de implantar a 29ª UPP do estado. Com a inauguração, prevista para dezembro, 70 mil pessoas serão beneficiadas. | Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia
Em operação desde a Rio+20, conferência da ONU que aconteceu em junho, o centro funciona 24 horas. Mas, a partir deste sábado, começa a funcionar com a presença de representantes de todas as instituições que vão participar da operação.
Desde cedo, os agentes já estarão monitorando a movimentação no Jacarezinho e Manguinhos. Mandela e Varginha também serão ocupadas pelas polícias Civil e Militar.

Tecnologia

E a tecnologia é uma das aliadas nesse processo de pacificação. Os agentes vão trabalhar com informações do rádio-escuta e monitorar o deslocamento das viaturas através do GPS exibido em telões. A reunião de autoridades e informações num mesmo lugar permitirá à cúpula da Segurança Pública tomar decisões.

A região concentra, pelo menos, 10 bandidos considerados perigosos. Há décadas, a área se tornou uma das mais violentas do Rio, devido aos intensos confrontos. A operação terá blindados da Marinha, além de "caveirões" e helicópteros da polícias.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Ações vão ser monitoradas do Centro de Comando e Controle do Quartel-General da PM, no Centro | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
A Polícia Rodoviária Federal, agentes da Secretaria de Estado de Assistência Social e da Guarda Municipal participarão da ação. A sede da UPP deve ser inaugurada no fim do ano e pelo menos 70 mil pessoas serão beneficiadas.

Nesta quinta-feira, no site Youtube, foi postado funk no qual o tráfico na região é exaltado e a polícia, ameaçada. “Vai morrer ‘polícia’ se invadir”, dizia.

Ousadia forçou decisão

A ocupação foi decidida há três meses, após bandidos resgatarem da 25ª DP (Engenho Novo) Diogo de Souza Feitoza, o DG. Ele integra lista dos 10 bandidos mais procurados da região divulgada pelo Disque-Denúncia (2253-1177).

Entre eles estão Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto; Wallace Carlos da Conceição, o Churrasquinho; e Davi Moraes de Sá, o Davi Paraíba, acusados de participarem do resgate a DG. Luiz Claudio Ferreira da Silva, o Foca, forneceria armas. Luís Augusto Oliveira de Farias, o Índio do Mandela, participou da emboscada a policiais em 2008.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Pedro Carlos Corrêa Menezes, o Picasso, do Arará, Benfica, seria o responsável pelas mercadorias roubadas perto da favela. André Luiz Cabral dos Santos, Lacraia, seria chefe do Arará. Eduardo Herculano da Silva, o Avião, e Fábio Gonçalves da Silva, o Fabinho Bernard, estão na lista.

Operação "sufoca" o tráfico

Com a finalidade de cercar e "sufocar" traficantes do Comando Vermelho nos seus próprios redutos, e impedir que bandidos de Manguinhos e Jacarezinho busquem abrigo em favelas dominadas por comparsas, a PM realizou nesta quinta-feira megaoperação em 11 comunidades carentes das zonas Norte e Oeste do Rio, além de São Gonçalo.

Um suspeito foi baleado em confronto, enquanto outros 21 acabaram presos. Houve ainda apreensão de cinco adolescentes, assim como drogas e armas.

As operações começaram no início da manhã nas favelas Jorge Turco, em Rocha Miranda; Cajueiro, em Madureira; Juramento, em Vicente de Carvalho; Chapadão, Pavuna; Vila Kennedy, em Bangu; Salgueiro, em São Gonçalo; Antares e Rola, em Santa Cruz; Barreira do Vasco, em São Cristóvão; Complexo do Lins, além do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias.
Policiais do Bope no Chapadão | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Policiais do Bope no Chapadão | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
As ações têm relação com a ocupação das favelas de Manguinhos e Jacarezinho, principal reduto dos traficantes ligados ao CV. A troca de tiros que deixou um ferido aconteceu na Mangueirinha, Caxias: Fábio Rodrigues da Silva, de 36 anos, foi baleado e levado ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Ele está internado sob custódia na unidade.

Além do ferido, outro suspeito, identificado como Thiago Ferreira do Prado, 21, foi preso. A dupla, de acordo com o 15º BPM (Duque de Caxias), estava com uma pistola 9mm, 430 trouxinhas de maconha, 15 pedras de crack e 11 papelotes de cocaína. O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias).

A outra ação fora da capital aconteceu no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, onde sete suspeitos foram presos. A PM também achou no local um fuzil AR 15 municiado e drogas.