Rio -  Mais de oito mil desempregados do Estado do Rio já fizeram pré-matrícula em cursos de qualificação para receber o seguro-desemprego. Os trabalhadores deram entrada pela terceira vez no benefício após a demissão nos últimos dez anos e, conforme nova determinação do Ministério do Trabalho, terão que assistir aulas em cursos certificados pelo Sesi, Senac, Senai ou escolas estaduais de Educação Profissional e Tecnológica.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
A medida visa aumentar as chances do trabalhador desempregado voltar ao mercado de trabalho por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com a Secretaria Estadual de Trabalho, ao requerer o seguro-desemprego, o segurado é automaticamente inscrito no processo de qualificação profissional e, na própria agência da secretaria recebem informação de quais cursos são oferecidos e onde pode fazê-los.
Entre os cursos disponíveis estão: almoxarife, auxiliar administrativo, agente de informações turísticas, costureiro, mecânico de manutenção em máquinas industriais, estoquista, marceneiro, carpinteiro, pedreiros de alvenaria, camareira, operador de caixa e recepcionista. Pronatec cobre gastos com transporte, alimentação e livros durante o período de curso.
O secretário de Trabalho, Paulo Novaes, afirma que estudos apontam que o trabalhador qualificado tem mais facilidade conseguir um novo emprego. Segundo ele, os setores de Petróleo e Gás e Construção Civil, por exemplo, são os que mais precisam de pessoal qualificado. Portanto, quem investe em formação tem mais chances de conquistar uma vaga.
QUALIFICAÇÃO
ONDE SE MATRICULAR
Para saber onde está o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR’s) mais próximo, basta ligar para a Ouvidoria da Setrab no número (21) 2332-9999. Ao todo, são 65 postos de atendimento em todo o Estado do Rio. E o serviço não se limita a isso. É possível tirar diversas dúvidas no atendimento.
DOCUMENTOS
É preciso levar alguns documentos para dar entrada no seguro-desemprego. Tenha em mãos: comprovante de residência, CPF, carteira de identidade, PIS e carteira de trabalho. É necessário, também, estar com os documentos que recebe do empregador, como a rescisão contratual, informando o valor do salário que recebia e o tempo na empresa para que seja calculado o valor do benefício.
CERTIFICADO
No fim do curso, o trabalhador recebe um certificado do Ministério da Educação (MEC). Se ele já teve um curso de qualificação registrado no MEC, ele fica isento desse curso e pode obter o seguro-desemprego.

SUCESSO À CAMINHO
Além dos oito mil pré-matriculados, os cursos já tem 3.500 matriculados. Segundo o secretário do Setrab, Paulo Novaes, mais cariocas vão buscar pela qualificação para obter a proteção do seguro-desemprego.
“Até dezembro, acho que teremos até 20 mil pré-matriculados e 8 mil matriculados”, prevê Novaes.