Holanda - A tela intitulada "Cabeça de Arlequim", de Pablo Picasso, e outras obras de destaque de artistas como Matisse, Monet e Gauguin, estão entre as pinturas roubadas nesta terça-feira do museu Kunsthal de Roterdã (Holanda), informaram fontes policiais.
Além do quadro que Picasso (1881-1973) pintou em 1971, a polícia de Roterdã informouque foram roubadas outras seis pinturas, entre elas "A Leitora de Branco e Anarelo" (1919) de Henri Matisse.
Os ladrões, que entraram de madrugada no museu, levaram também "A Ponte de Waterloo" e "Ponte de Charing Cross" (1901), de Claude Monet, e "Mulher diante de uma janela aberta" (1888), de Paul Gauguin. "Autorretrato", de Meyer de Haan, e "Mulher com os Olhos Fechados" (2002), de Lucien Freud, completam os títulos das obras roubadas, segundo a polícia de Roterdã.
As telas, retiradas, de acordo com a polícia, em uma "operação bem planejada", faziam parte de uma exposição de 150 peças exibida por ocasião da celebração do 20º aniversário do Kunsthal, que ainda tem obras de Piet Mondrian, Vincent Van Gogh eSalvador Dalí.
As obras roubadas pertencem à coleção particular da Fundação Triton, propriedade do casal holandês Willem e Marijke Cordia e que pela primeira vez foram expostas ao público. O diretor do Kunsthal, Wim van Krimpen, alegou que a coleção está "muito bem documentada", e considerou muito pouco provável que os quadros sejam vendidos, declarou à televisão pública "NOS". 
Policiais investigam roubo em museu na Holanda | Foto: EFE
Policiais investigam roubo em museu na Holanda | Foto: EFE