Alemanha -  Uma equipe de cirurgiões da cidade  de Dresden, na Alemanha, extirpou comsucesso um tumor cancerígeno de 28 quilos do abdômen de uma mulher de 60 anos de idade.
 A diretora do departamento ginecológico da Clínica universitária de Dresden, Pauline Wimberger, informou nesta sexta-feira que a intervenção foi realizada no início deste mês e que a paciente evolui favoravelmente. "O tumor media 60 por 50 centímetros e ocupava a totalidade de seu abdômen, desde o quadril até o começo das costelas", explicou Pauline, que comentou que seu descobrimento tardio ocorreu devido ao fato da paciente sofrer há anos de sobrepeso e diabetes.
O tumor, dos chamados "borderline", tinha sua origem em um dos ovários e, embora não seja benigno, também não era agressivamente maligno e, por isso, os médicos acreditam que a paciente deverá se recuperará normalmente após o término do tratamento.
Peso em excesso
Na mesma entrevista coletiva, a paciente, a aposentada Irmtraud Eichler, assinalou que começou a engordar excessivamente há oito meses, sendo que os médicos disseram que o fato deveria estar relacionado a sua diabetes e a falta de exercício. Na ocasião, ela foi recomendada a procurar um tratamento contra adiposidade.
Quando a paciente já não conseguia mais ficar de pé, sua filha lhe obrigou ir a um hospital, onde foi detectado o tumor de gigantescas dimensões. Por conta do tumor, a paciente chegou a pesar 138 quilos, com uma estatura de 1,63 metros.
A diretora do departamento ginecológico da Clínica Universitária de Dresden destacou que a intervenção durou sete horas e que, além do tumor, foram extirpados os ovários, o útero e a tireóide da paciente.
O tumor, de conteúdo líquido, teve que ser retirado por inteiro para evitar que células cancerígenas fossem derramadas dentro do corpo. Após a cirurgia, o tumor retirado foi levado em um carrinho de mão, afirmou Pauline, ressaltando que, três semanas depois, a paciente já havia perdido 40 quilos e andava com seus próprios pés.
As informações são da EFE