Rio -  A política brasileira vive um momento que não deve nada a uma das mais clássicas tragédias de William Shakespeare. É o que observa o ator Marcello Antony, que encarna o ambicioso ‘Macbeth’ no Teatro dos Quatro, na Gávea. Dirigido  por Gabriel Villela, o espetáculo fica em cartaz só até domingo. Na história, escrita no século 17, o protagonista é um herói que, movido pelo desejo de poder, torna-se tirano.
Ator fala sobre peça que estrela | Foto: Divulgação
Ator fala sobre peça que estrela | Foto: Divulgação
“É nítida a ligação com o mensalão. Todas as pessoas emaranhadas nesse processo usaram a máquina governamental em favor próprio. Elas foram muito ambiciosas, jogaram muito alto num ato que pode levá-las à ruína ”, compara Marcello.
General do exército que salvou a Escócia, Macbeth fica perto do alto escalão do poder. Para tomar o trono, decide matar o rei Duncan, a quem antes era leal. A mudança de postura é influenciada por sua maquiavélica mulher, Lady Macbeth — outra figura comum nos dias de hoje. “Já convivi com uma pessoa assim. Esse tipo de gente nos desperta os instintos mais primitivos, como disse o Roberto Jefferson. O jeito é não lhes dar trela” , diz.
Serviço:
Teatro dos Quatro - Rua Marquês de São Vicente 52, Gávea (2239-1095). De hoje a sáb, às 21h. Dom, às 20h. R$ 70 (hoje e amanhã) e R$ 80 (sáb e dom). 12 anos. 90 min. Até domingo.