Rio -  O governo do estado paga dia 2 de novembro os R$ 500 referentes ao auxílio-qualificação para cerca de 55 mil professores regentes da Secretaria de Educação. O valor será creditado em dinheiro na conta corrente e não sairá mais por meio de cartão de débito, como em 2011.
Caso não dê tempo para incluir o benefício na folha de pagamento de outubro, será pago até o dia 10 de novembro, por meio de folha suplementar. O investimento do estado será de aproximadamente R$ 28 milhões.
Risolia: “Decidimos manter o benefício apesar das dificuldades” | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Risolia: 'Decidimos manter o benefício apesar das dificuldades' | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Em entrevista exclusiva à Coluna do Servidor, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, afirmou que “investir no professor e proporcionar que ele possa se qualificar ainda mais é meta da secretaria”.
Ele recordou o problema que aconteceu no ano passado, quando o auxílio-qualificação — destinado à compra de livros, ingressos de peças teatrais, filmes e demais atividades culturais e pedagógicas — foi usado para comprar comida em supermercados da capital e do Grande Rio.
Na época, o benefício foi concedido por meio de cartão de débito e houve até questionamento do Ministério Público Estadual, pelo mau uso de verba pública. “Os poucos que usaram o benefício de forma errada em 2011 não nos impediram de refazer a ação este ano. O ideal seria que fosse por meio do cartão de débito, para que pudéssemos cruzar informações sobre o uso e o aproveitamento em sala de aula. Mas decidimos, mesmo com as dificuldades, manter”, explicou o secretário estadual de Educação Wilson Risolia.