São Paulo -  Em evento conjunto realizado na manhã desta terça-feira, Google e Sony anunciaram a chegada do primeiro equipamento com Google TV ao mercado brasileiro. O acessório Internet Player Sony, fabricado pela Sony, chegará ao Brasil a partir do dia 1º de novembro por R$ 899. Ele pode ser conectado a qualquer TV com entrada HDMI, independentemente do fabricante.
O Google TV é o sistema para TVs inteligentes criado pelo Google. Ele é baseado no sistema operacional Android e permite navegar na web por meio de uma versão do Chrome e baixar aplicativos para rodar na TV a partir do Google Play. Atualmente, mais de 100 aplicativos específicos para a Google TV estão disponíveis.
Aplicativo Social Life, da Sony, permite acessar vídeos e fotos publicados no Twitter e Facebook por meio da Google TV | Foto: iG
Aplicativo Social Life, da Sony, permite acessar vídeos e fotos publicados no Twitter e Facebook por meio da Google TV | Foto: iG
O Google TV também facilita a pesquisa por conteúdo de vídeo na web, por meio de um aplicativo de busca próprio. Nos EUA, este mesmo aplicativo também pode ser usado para pesquisar vídeos em serviços de vídeo sob demanda que tenham aplicativos para Google TV, como o Netflix, e na programação dos canais de TV a cabo.
No Brasil, no entanto, a busca na programação da TV aberta e a cabo ainda não funcionará. De acordo com Thaísa Yamamura, responsável na Sony pelos produtos com Google TV na América Latina, a empresa está trabalhando com os provedores de conteúdo locais para adicionar a funcionalidade em breve.
Um controle remoto acompanha o Internet Player da Sony. Na parte frontal, ele possui botões tradicionais para controlar a TV e também um track pad, similar ao usado em notebooks para mover o cursor na tela. Na parte traseira, o produto possui um teclado para digitar termos de busca e mensagens.
Além do controle, o produto é compatível com Bluetooth, o que permite que o usuário utilize um teclado e mouse sem fio para operar a TV. Um aplicativo da Sony para controlar as funções da TV também está disponível para download em smartphones e tablets com Android e também no iPhone e iPad.
O produto possui duas saídas USB, por onde é possível conectar um HD externo ou pen-drive, duas saídas HDMI (para conectar à TV e também ao set-top box da operadora de TV por assinatura, além de conexão para internet cabeada (o produto também suporta redes Wi-Fi).
Recursos para o Brasil
Brasileira, Thaísa passou os últimos dois anos no Japão planejando a chegada dos produtos da Sony com Google TV ao Brasil. Ela fez pesquisas de mercado e conversou com os consumidores para identificar os aplicativos que a empresa deveria desenvolver para o público brasileiro. Um deles é o Social Life, que permite navegar em fotos e vídeos publicados pelos amigos nas redes sociais Twitter e Facebook.
"Os consumidores não queriam ver todas as mensagens e atualizações publicadas pelos amigos. Eles queriam apenas mostrar vídeos e fotos publicadas por meio da TV", disse Thaísa, ao iG . O aplicativo, que será pré-instalado no set-top box da Sony com Google TV vendido no Brasil, também estará disponível para download por meio do Google Play para usuários do sistema em outros países.
Com base na pesquisa realizada para o Brasil, Thaísa também descobriu que o consumidor brasileiro é um dos poucos que quase sempre assiste à TV com as luzes apagadas. "Nós colocamos a retroiluminação nos controles da Google TV para atender essa demanda e agora o novo modelo também é oferecido em outros países."
Por meio do aplicativo Sony Entertainment Network, o usuário também pode acessar o conteúdo de empresas parceiras da fabricante, como o iG , que oferece vídeos do site e programas exclusivos em alta resolução (HD). É possível também alugar e comprar filmes por meio de um aplicativo da Saraiva e ver filmes por streaming por meio do Netflix e do Crackle , aplicativo que permite ver filmes e séries da Sony de graça.
Internet Player da Sony chega em novembro ao Brasil | Foto: iG
Internet Player da Sony chega em novembro ao Brasil | Foto: iG
Início difícil
O Google TV chega ao Brasil dois anos após ser lançado nos Estados Unidos. Lá, o sistema foi lançado já embarcado em TVs da Sony e também no aparelho Revue, da Logitech, compatível com TVs de qualquer marca (a partir do início de 2012, o Google TV também começou a ser incluído em alguns modelos da LG).
Entretanto, as vendas fracas do Google TV fizeram com que a Logitech deixasse de fabricar o Revue no fim de 2011 . Na ocasião, o presidente da Logitech disse que apostar no Google TV foi um erro e disse que o software ainda teria que evoluir.
Com o fim do Revue, o Google firmou a parceria com a Sony para criar o acessório Internet Player, compatível com qualquer TV HDMI e lançado agora no Brasil. A empresa também vende TVs e tocadores de Blu-ray com Google TV em outros países, mas, segundo Tiger Imamura, vice-presidente sênior de entretenimento doméstico e da divisão de som da Sony, a empresa ainda estuda se lançará outros produtos com Google TV no Brasil.
As informações são do iG