São Paulo -  O Google anunciou nesta segunda-feira que cancelará, a partir de novembro, o recurso que permite colocar uma imagem de fundo na página de busca. A ferramenta, conhecida como Classic Plus, deixará de receber novas imagens dos usuários em 16 de outubro. As imagens já enviadas, no entanto, ainda poderão ser acessadas pelos internautas.
Recurso para colocar imagens de fundo na busca do Google será descontinuado | Foto: Reprodução
Recurso para colocar imagens de fundo na busca do Google será descontinuado | Foto: Reprodução
Além do Classic Plus, o Google também anunciou o fechamento de outros seis serviços: o AdSense para Feeds, que permitia que blogueiros colocassem anúncios no RSS; o Spreadsheet Gadgets, que permitia customizar os recursos de planilhas no Google Docs; o Google Storage para Picasa será unificado com o Google Drive, novo serviço de backup em nuvem do Google.
O Google deixará de oferecer medalhas do Google News para os internautas em 15 de novembro, assim como as seções recomendadas. Contudo, ainda será possível configurar a experiência no Google News por meio do serviço. O aplicativo para Android Places Directory, que permite acessar informações sobre locais próximos ao usuário - as informações ficarão disponíveis por meio do Google Maps para dispositivos móveis.
A empresa também decidiu descontinuar o +1 Reports for Webmasters, que permitia que os donos de sites medissem o retorno de acessos a partir do botão +1. O recurso, segundo o Google, já é oferecido de forma mais ampla no Google Analytics, o que motivou o fechamento do serviço. O recurso Insights for Search agora funciona integrado ao Google Trends.
Limpeza continua
Em agosto deste ano, a empresa já havia fechado o Google Vídeos para empresas, o Google Apps para equipes e o Google Listen. Em 2011, a empresa havia fechado mais de 11 serviços. De acordo com a empresa, o fechamento de alguns serviços é importante para que a empresa coloque a equipe e os investimentos em serviços que os internautas realmente usam.
As informações são do iG