Rio -  Mesmo vivendo sua pior sequência neste Campeonato Brasileiro - cinco partidas sem vitória -, o Botafogo não entrará em campo desesperado nesta quarta-feira, às 19h30, para enfrentar o Santos, sem Neymar, no Engenhão. Isso porque, na opinião de Oswaldo de Oliveira, o time vem atuando bem e os erros de arbitragem foram fundamentais para que o jejum se estendesse e a distância para o G-4 aumentasse.
Foto: Divulgação
Fogão conta com Seedorf para voltar a vencer | Foto: Divulgação
“A situação não é desesperadora. Mas vamos lembrar agora de quando o Jadson foi empurrado contra o Internacional aqui, do impedimento não marcado que resultou no pênalti para o Corinthians. Disse que depois iriam esquecer. Se subtrair esses dois jogos, não seriam cinco sem vitória. Pelo resultado, faz diferença, mas pela estrutura do Botafogo não me apavora. O time tem se portado bem em campo”, analisou o técnico.

A 10 pontos do Vasco, quarto colocado na tabela, o Botafogo não pode pensar nem em empate nas 10 rodadas que faltam para o fim da competição. Para isso, Oswaldo tem procurado manter o foco dos jogadores sempre na próxima partida para evitar que eles se preocupem mais com o objetivo final do que com o caminho que enfrentarão até conquistá-lo.

“Cada jogo é importante, como este, o de domingo e os que passaram. Se vencermos o Santos, vamos buscar a vitória (sobre o Grêmio) com a mesma ganância”, garantiu.

Sem poder contar com Jefferson e Lodeiro, que se apresentaram às suas respectivas seleções, o Alvinegro saiu no lucro, porque Neymar, o grande craque do Peixe, também não poderá jogar. No Botafogo, Renan volta a ganhar uma oportunidade debaixo da baliza.

O volante Renato, poupado do jogo contra o Fluminense, deve ficar à disposição nobanco de reservas, podendo entrar durante a partida e reencontrar, pela segunda vez, o ex-clube, pelo qual foi bicampeão brasileiro em 2002 e 2004.

Para manter os jogadores motivados, apesar da distância para o G-4, Oswaldo de Oliveira conta com a liderança e o espírito vencedor de Seedorf. O craque holandês tem tentado mostrar para todos que, por causa do equilíbrio da competição - a mais disputada do mundo, segundo ele -, o Botafogo ainda tem chances de conseguir uma vaga para a Libertadores da América de 2013.