Rio -  Sofrimento, rios de lágrimas, decepção... Nem sempre. O divórcio pode ser um processo doloroso para uns, mas para outros é o início de uma nova fase. E para marcar a mudança da vida de casado para a de solteiro, tem gente fazendo até festa: o ‘descasamento’.
Não chega a ser novidade por aqui, mas também não emplacou. Ainda. No que depender de Bianca, personagem de Cleo Pires em ‘Salve Jorge’, próxima novela das 21h, que estreia na Globo dia 22, o evento tem tudo para virar moda. Com direito a vestido branco, carro clássico, bolo separado ao meio com bonequinho do noivo enterrado de cabeça para baixo no glacê, doces bem-separados e até buquê preto, a personagem anuncia que está livre e desimpedida.
Na novela ‘Salve Jorge’, Bianca (Cleo Pires) e o ex-marido (Diego Cristo) celebram o divórcio | Foto: Divulgação
Na novela ‘Salve Jorge’, Bianca (Cleo Pires) e o ex-marido (Diego Cristo) celebram o divórcio | Foto: Divulgação
Na vida real, Cleo, que é casada com o publicitário João Vicente de Castro, descarta essa possibilidade. “Não penso em festa de casamento, que dirá de ‘descasamento’”, ironiza a atriz. Giovanna Antonelli e Claudia Raia, que interpretam, respectivamente, a delegada Heloísa e a vilã Lívia, nunca ouviram falar nesse tipo de comemoração. “É legal para a personagem, uma mulher libertária, moderna, jovem, mas é estranho celebrar uma frustração, algo que não deu certo. Por outro lado, vale cultivar o bom relacionamento. A amizade continua e o amor pode se transformar”, avalia Claudia. “Eu nem sabia que existia isso. Acho que não faria uma festa assim, é moderno demais para mim”, brinca Giovanna.
Lisandra Souto (Amanda), recém-separada do ex-jogador de vôlei Tande, contou que os colegas de trama sugeriram fazer uma festa assim para ela: “Não me anima. Quando a gente se separa não é um momento feliz. Mas tem gosto para tudo, não é?”. Na contramão das mulheres da novela, Alexandre Nero (Stenio) toparia celebrar a solteirice. “Eu faria, sim. É legal conviver com quem se amou um dia”, acredita o ator.
Da ficção para a realidade, a empresária Meg Sousa soube do sucesso do evento no exterior e gostou da ideia. Em 2009, depois de quatro anos casada, ela resolveu organizar a própria festança do divórcio, à fantasia. A comemoração, para 400 convidados, agradou tanto que ela fez mais duas, uma delas para festejar a boda de papel rasgado. “As pessoas estranharam o fato de eu querer comemorar o que não deu certo. Mas eu não quis ficar deprimida, preferi festejar a minha nova vida sozinha”, relembra Meg. O ex-marido foi convidado, mas não quis participar.
As atrações foram as mais variadas. Teve violinistas, gogo boys, kit sensual (com preservativos e chicletes), kit ressaca (com comprimidos para mal-estar), drag queen e dançarina do ventre. A anfitriã usou vestido preto sexy, com véu, grinalda e até buquê.
Uma festa do divórcio, segundo a empresária, não é muito mais barata do que uma de casamento. Os preços variam de acordo com a criatividade do cliente, e elas podem chegar a R$ 40 mil. Meg acabou se especializando no evento e agora vê na divulgação da novela a expansão do seu negócio.