Rio -  Se depender do presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS), o fim do fator previdenciário será decidido nos próximos meses. Em reunião ontem com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Maia se comprometeu a levar a proposta à plenário mesmo a contragosto do governo.
Segundo o presidente, a Câmara tem autonomia frente ao governo. E, apesar da cúpula do Executivo não concordar, a questão tem que ser pautada até o fim do ano.
Fórmula criada em 1999 que leva em consideração idade, o tempo de contribuição do segurado ao INSS e a expectativa média do brasileiro, o fator previdenciário é um dos responsáveis pela redução dos rendimentos dos aposentados em até 40%.
Tramita em regime de urgência na Câmara, proposta que soma a idade ao tempo de contribuição — é a chamada fórmula 85/95, alternativas que pode substituir o fator.
INSS TEM NOVO PRESIDENTE
Tomou posse ontem, em Brasília, o novo presidente do INSS, Lindolfo Sales. Ele era chefe de gabinete do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. Na posse, Sales adiantou que já em novembro, irá se reunir com diretores do INSS para ouvir as demandas e prioridades de cada região. Segundo Sales, para garantir a qualidade do atendimento nas agências vai investir nos servidores.