Rio -  Pesquisadores descobriram que ao contrário do que se pensava, as primeiras penas de dinossauros serviram para atrair parceiros e não como regulador térmico ou voo. A análise de fósseis de um dinossauro jovem da espécie Ornithomimus edmontonicus e de dois adultos revelou que apenas os mais velhos possuíam penas no antebraço ou na asa. De acordo com o estudo, isto sugere que as penas tinha a função de atrair potenciais parceiros sexuais.
Reconstrução artística do Ornithomimus: penas para enfeitar, e não para voar | Foto: Divulgação
Reconstrução artística do Ornithomimus: penas para enfeitar, e não para voar | Foto: Divulgação
Os fósseis encontrados no Canadá são de terópodes que viveram há 75 milhões de anos e que foram os primeiros a apresentar penas. Para os pesquisadores, os três fósseis preenchem uma lacuna importante no registro de penas fósseis. “ Eles mostram que a evolução da estrutura das asas ocorreu muito antes do que se pensava anteriormente”, disse a paleontóloga Darla Zelenitsky, da Universidade de Calgary, no Canadá e autora do estudo publicado nesta quinta-feira no periódico científico Science.
“Aparentemente as penas do antebraço dos Ornithomimus surgiram como ornamentação ou em associação a comportamentos reprodutivos. Uma boa comparação com um animal atual seria com o pavão, que gosta de exibir suas belas penas antes de acasalar”, disse Darla.


As informações são de Maria Fernanda Ziegler do iG