Rio -  Os jovens do Emplacando Vidas, programa socioeducativo em parceria com o Detran-RJ, estão participando de diversas oficinas de capacitação voltadas para o comprometimento e postura profissional. O principal objetivo é preparar os jovens para as vivências, relações interpessoais, regras, normas e as implicações em que o mundo do trabalho exige de um cidadão. Durante as aulas, os participantes passam por diversas dinâmicas de grupo e simulações de situações reais onde podem refletir sobre suas experiências. Aproximadamente 150 jovens, entre 16 e 18 anos, de diversos bairros da Região Metropolitana do Rio participam das atividades.
Para a coordenadora do programa, Simone Pereira, as oficinas são de grande importância para a preparação dos jovens que participam do projeto.
"Essas oficinas são de importância fundamental no programa político pedagógico de nossos projetos voltados para os jovens. O nosso papel não é conceder trabalho a esses meninos, mas sim, prepará-los para os desafios do mercado de trabalho", ressalta.
As aulas vão até o início de novembro, no auditório da sede do Rio Solidário, na Travessa Euricles de Matos, número 17, nas Laranjeiras.
Nas aulas, os jovens de 16 a 18 anos passam por dinamicas de grupo e são preparados para o dia a dia do mercado de trabalho | Foto: Divulgação
Nas aulas, os jovens de 16 a 18 anos passam por dinamicas de grupo e são preparados para o dia a dia do mercado de trabalho | Foto: Divulgação