Rio -  Considerado um dos maiores músicos da nova geração das escolas de samba, Anderson Andrade, o Macaco Branco, como é conhecido, tem se destacado também em outras funções. Aos 25 anos, o sambista hoje se divide entre o posto de diretor de bateria da Vila Isabel, a Vizinha Faladeira (onde é diretor de Carnaval) e os show com o grupo Stylo Ralé.
Em entrevista ao DIA na Folia, Macaco contou que seu início no mundo do samba não foi como realmente esperava. Fazendo seu primeiro desfile em uma ala na escola mirim Herdeiros da Vila em 1994, que desfilou com um enredo sobre a França Antártica, o ainda menino só atravessou a passarela do samba tocando um instrumento três anos depois, pela Aprendizes do Salgueiro.
Tamborim no Aprendizes do Salgueiro
"Meu primeiro desfile foi na Herdeiros, em 1994, quando minha mãe inscreveu eu e meu irmão em uma ala, mas eu não gostei muito, o que eu queria mesmo era estar na bateria. Sempre entrava escondido no fundo da bateria da Vila e ficava tocando nos ensaios,  mas meu primeiro ano em bateria foi mesmo na Aprendizes do Salgueiro, em 1997. Desfilei cerca de três anos lá", revelou.
Filho e neto de ritmistas, Macaco Branco foi muito incentivado pela avó, que presenteava os netos com instrumentos quando eram mais jovens. Antes de ganhar seu primeiro tamborim, o talentoso menino tentava aprender em casa batucando em latinhas de refrigerante com palitos de churrasco. Tendo desfilado pela primeira vez na bateria da Vila Isabel em 2003, Macaco foi rapidamente convidado por mestre Mug a assumir o cargo de responsável pelos tamborins da escola, logo no ano seguinte. 
"Eu comecei a ensaiar na bateria da Vila de para o carnaval de 2002, mas o diretor me vetou, pois eu era muito novo (risos). Meu primeiro desfile lá foi em 2003, no ano em que a escola falou sobre Oscar Niemeyer, tocando tamborim, e no ano seguinte o mestre Mug me convidou para ser o responsável da ala ao lado de outro amigo, foi um bom começo", disse.
Macaco Branco na Vila | Foto: Divulgação
Macaco Branco, que desfila na Vila desde seus 14 anos, e atualmente é diretor de bateria | Foto: Divulgação
Após iniciar na bateria da Vila com 15 anos, Macaco foi dando grandes passos na sua carreira musical. Durante uma gravação da bateria na quadra da escola, o jovem ritmista foi visto em ação por Marcia Alvarez, empresária da cantora Mart'nália, que acabou se encantando com o dom do menino e futuramente convidando-o para integrar a banda da filha de Martinho da Vila.
"Ainda muito novo, eu estava presente em uma gravação para um CD da Mart'nália na quadra da Vila, foi quando a Marcia (empresária da cantora) me viu tocando e acabou se encantando. Neste dia eu lembro que toquei tamborim, surdo, caixa, repique, e ela logo veio falar comigo pedindo meu telefone e perguntando se eu já havia tocado com algum artista, quando eu acabei dizendo que era meu maior sonho.
Um ano depois ela me ligou me chamando para uma reunião, que foi quando ela me chamou para tocar com a banda da Mart'nália. Ela é uma das maiores responsáveis por tudo isto que vivo, foi ela que me descobriu, que realmente pescou meu dom", contou o músico.
Integrante da banda de Mart'nália por seis anos, Macaco Branco exaltou a importância da experiência ao lado da cantora para sua carreira. Segundo ele, foi a oportunidade que mais engrandeceu seu lado musical, lhe dando a chance de tocar ao lado de diversos outros músicos e de mostrar seu talento por mais de 10 países.
Sambista já tocou em mais do 10 países | Foto: Divulgação
Sambista já tocou em mais de 10 países | Foto: Divulgação
"A maior importância da minha vida profissional foi com a Mart'nália, eu aprendi muito com ela. Tive a oportunidade de conhecer mais de quinze países, de tocar ao lado de grandes músicos, como Andre Siqueira, que é para mim um grande professor, um grande espelho. Estar ao lado dela foi o maior passo que eu dei na minha carreira, mas agradeço muito à Vila Isabel também, que foi minha grande vitrine", disse o músico.
Diretor de Carnaval da Vizinha Faladeira

Atualmente no posto de diretor de bateria da Vila Isabel, fato que já veio a acontecer antigamente, Macaco Branco também vem desempenhando o papel de diretor de Carnaval da Vizinha Faladeira, além de aproveitar para demonstrar seu lado compositor, colocando sambas concorrentes na disputa de diversas escolas. Segundo ele, enquanto o alto cargo dentro de uma escola de samba foi algo que acabou o surpreedendo, seu lado escritor já é algo mais antigo em sua vida. 

"Eu sempre tive várias referências de bateria, harmonia, e de repente eu recebi o convite de um amigo que assumiu a vice-presidência da Vizinha Faladeira para trabalhar ao lado dele como diretor de carnaval, foi uma surpresa muito grande. Na questão da composição, sempre foi uma coisa que eu gostei. Eu fiz minha primeira música aos 12 anos, com o meu irmão, nós tinhamos um grupo de pagode e resolvemos homenagear uma prima nossa compondo uma música, e com o tempo foram aparecendo vários parceiros e acabei tendo a oportunidade de colocar alguns sambas para concorrer em várias escolas", contou.
Mesmo sendo bastante cogitado dentro do mundo do samba, Macaco revelou que sua atual prioridade profissional é junto de sua nova banda. Fundador e integrande do' Stylo Ralé', o músico declarou que o projeto já é um sonho antigo, e ressaltou que mesmo em apenas dois anos de existência, o grupo já proporcionou o momento mais marcante de sua carreira, quando mais de 800 amigos estiveram presentes no show de estréia do grupo, no Bar da Boa, em abril deste ano.
Anderson (E) com os amigos na Vizinha Faladeira | Foto: Divulgação
Anderson (E) com os amigos na Vizinha Faladeira | Foto: Divulgação
"O Stylo Ralé é um projeto que já está engavetado há mais de dois anos, mas só estamos colocando em prática neste último ano. É uma idéia minha e do Crispin, que era percussionista da Mart'nália junto comigo, e agora estamos conseguindo colocar mais em prática. É uma grande aposta nossa, a menina dos nossos olhos. Além de estar podendo trabalhar ao lado de grandes amigos, sei que estou ao lado de grandes talentos, sei que o Vitor, Mafran e Crispin (companheiros na banda) são grandes nomes da música, possuem carreiras incríveis. E neste pouco tempo que estamos com o projeto em prática já pude presenciar o momento mais marcante da minha carreira, que foi no nosso show de estréia, quando cerca de 800 amigos estiveram presentes nos apoiando durante nosso momento tão especial", declarou Macaco.
Se dividindo entre diversas funções, o carioca vê a música e o samba como os grandes pontos fortes da sua vida, e revela que enquanto surgirem oportunidades de nova experiências ele vai encarar com toda a vontade de se provar capaz de estar sempre crescendo.
"Eu nunca imaginei vivenciar tantas coisas diferentes assim, cada vez mais a vida vai me levando e eu vou me descobrindo. Vejo a música como o alimento da minha alma, é um prazer imenso, cada vez mais eu sei o quanto é bom fazer aquilo que gostamos, quero isto para sempre", concluiu.