Rio -  Fundado em 2007, o Baqueta Clube de Ritmistas é um projeto que buscadesenvolver e revelar novos talentos da percussão. Com inspiração nas baterias das escolas de samba do Rio, a oficina surgiu inicialmente em Fortaleza, por idéia do seu atual diretor-geral, Carlos Henrique.
Fundamentado nas técnicas da metodologia musical do “O Passo”, o Baqueta é uma das maiores oficinas de percussão do Brasil. Com mais de 400 integrantes na sua cidade natal, o projeto chegou ao Rio em abril deste ano, através da participação do diretor de bateria da Portela Vinícius Ximenes, que exerce também o cargo de diretor Geral do projeto na unidade carioca e de coordenador técnico em Fortaleza.
Em entrevista ao DIA na Folia, Vinícius contou que foi convidado a participar do projeto logo no seu ano inicial, pelo seu fundador, que o conheceu através de seu trabalho realizado diante da "Tabajara do Samba", como é apelidada a bateria da Portela.
"Fui convidado para participar do projeto pelo Carlos Henrique diante da performance do trabalho que realizo na direção do naipe de tamborins da Portela. Inicialmente, eu prestava suporte de forma trimestral, dividindo a atividade com alguns Mestres de Bateria do Rio. Mas a partir de 2009, passei a fazer um acompanhamento mensal, sendo o únicorepresentante ativo do carnaval carioca no projeto", declarou.
O Baqueta reúne cerca de 400 integrantes em Fortaleza | Foto: Reprodução Internet | Foto: Divulgação
O Baqueta reúne cerca de 400 integrantes em Fortaleza | Foto: Reprodução Internet
Sudeste x Nordeste
Se dividindo entre uma grande ponte aérea entre Rio e Fortaleza, Vinícius exaltou a satisfação em trabalhar dentro de um projeto que sempre resultou em ótimas respostas. Para o diretor portelense, poder colaborar com o crescimento do samba em uma região onde o forró é um dos maiores marcos culturais o faz se sentir bastante realizado.
"Sempre busquei manter o equilíbrio entre as atividades profissionais, a ponte aérea nunca foi um obstáculo para mim. O resultado das atividades desenvolvidas no projeto sempre foi bastante satisfatório. Confesso que o desafio de fazer o samba acontecer no Nordeste é o verdadeiro combustível para estar sempre presente", disse.

Sucesso no Rio
Após cinco anos de existência, o Baqueta chegou ao Rio fazendo grande sucesso. Em apenas seis meses de atuação na cidade, o projeto já possui cerca de 100 alunos divididos em duas unidades, nos bairros de Vila Valqueire (em grande parceria com a G.R.E.S União de Jacarepaguá) e Laranjeiras.

Segundo Vinícius, conseguir ampliar a dimensão da oficina trazendo-a para a cidade sede do " maior espetáculo da terra" tem um grande valor sócio-cultural para os amantes do samba e toda a população carioca.
"Diante dos bons resultados obtidos em Fortaleza, com a conquista de novos sambistas, pensei em conjunto com o Carlos Henrique que nada seria mais justo do que implantar a nossa filosofia de trabalho para o Rio. Aqui conseguimos realizar diversos projetos que caminham paralelamente ao nosso carro chefe. Hoje, temos o 'Baqueta solidário', que atua com diversas campanhas em frentes sociais nas comunidades próximas da nossa sede em Vila Valqueire", contou o diretor geral do projeto no Rio.
Vinícius participa do Baqueta desde 2007, sendo um dos responsáveis pela vinda do projeto para o Rio | Foto: Divulgação | Foto: Divulgação
Vinícius participa do Baqueta desde 2007, sendo um dos responsáveis pela vinda do projeto para o Rio | Foto: Divulgação
Raízes portelenses
Integrante da Portela há 15 anos, Vinícius admite que o samba está presente em sua vida desde pequeno, quando o carrinho de brinquedo servia de surdo para os momentos musicais da infância do atual diretor portelense. Incentivado pelo tio, Vinícius chegou na escola de Oswaldo Cruz em 1997, mas só conseguiu estrear na bateria da azul e branco em 2000.
"Meus pais que sempre curtiram carnaval. Desde pequeno eu sempre escutei muito samba, e possuía uma ambulância de brinquedo que utilizava como um surdo para tentar reproduzir as paradinhas da bateria da Ilha. A partir daí, a vontade de desfilar foi surgindo até que meu tio Wilson Cruz, que era compositor da Portela, resolveu me levar para a bateria. Lá, fui apresentado ao grande Souzão do tamborim que me ensinou os primeiros toques no instrumento. De lá pra cá, não parei mais", declarou.
Vinícius (azul) exerce o cargo de diretor de tamborim na Portela desde 2004 | Foto: Reprodução Internet | Foto: Divulgação
Vinícius (azul) exerce o cargo de diretor de tamborim na Portela desde 2004 | Foto: Reprodução Internet
Diretor da Portela desde 2004, e da União de Jacarepaguá desde 2008, Vinícius busca frisar sempre a importância da valorização do samba como um dos princípios fundamentais do Baqueta e diz que o crescimento do projeto tende a buscar cada vez mais a excelência na formação de novos ritmistas.
"A missão do Baqueta é buscar sempre a satisfação de seus alunos, proporcionando aos mesmos um ensino de qualidade, e que priorize a essência do samba . Não visamos somente a parte rítmica, e sim a valorização do sambista e a cultura que o cerca. É este o nosso principal objetivo, mostrar ao mundo o real valor da nossa cultura", concluiu.
O Baqueta Clube de Ritmistas se encontra com inscrições abertas para turmas às sextas-feiras a noite em Laranjeiras, e aos sábados a tarde em Vila Valqueire.