Estados Unidos -  A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reafirmou nesta quarta-feira a possibilidade de um rápido alívio nas sanções ao Irã caso o país coopere para esclarecer as suspeitas que envolvem seu programa nuclear. A declaração foi dada um dia após o presidente Mahmoud Ahmadinejad culpar os países ocidentais pela queda histórica da moeda iraniana, o rial.
Falando a jornalistas sobre os protestos no Irã por causa da desvalorização do rial, que perdeu 40% do seu valor frente ao dólar em uma semana, Hillary disse que o problema é causado pelo próprio governo iraniano.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira | Foto: EFE
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira | Foto: EFE
Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de usar o seu programa nuclear para desenvolver armas atômicas secretamente e impõem sanções cada vez mais duras ao país. O Irã insiste no caráter pacífico das suas atividades.
Em pânico com as desvalorizações, que afetam o poder de consumo e ameaçam empregos, os iranianos correram para trocar o dinheiro local por moedas fortes.
"Eles tomaram suas próprias decisões de governo, nada tendo a ver com as sanções, e isso teve um impacto sobre as condições econômicas dentro do país", disse Hillary a jornalistas.
"É claro que as sanções também tiveram um impacto, mas eles podem ser remediados em curto prazo se o governo iraniano estiver disposto a trabalhar com a comunidade internacional de maneira sincera", concluiu a secretária americana.


As informações são do iG