Rio -  A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) deve publicar, até o fim de outubro, edital do concurso para preenchimento de vagas de cargos administrativos. Todos os aprovados devem ser destinados à Secretaria Estadual de Educação.
O número de vagas que serão oferecidas ainda não foi definido pelo estado, mas há previsão de que a seleção abra cerca de 880 oportunidades, sendo 800 para cargos de Nível Médio e 80 para cargos de Nível Superior.
Estado pretende abrir vagas para professores e cargos administrativos | Foto: Divulgação
Estado pretende abrir vagas para professores e cargos administrativos | Foto: Divulgação
Está prevista também a publicação, em novembro, de outros dois editais de concursos para preenchimento de vagas para professores do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as seleções devem abrir 144 vagas para professor — com carga semanal de 30h — e 218 vagas para professor — com carga semanal de 16h —, todas de início imediato. Deve haver também formação de cadastro de reserva para docentes de diversas disciplinas. Os salários podem variar entre R$1.001 (16h) R$1.878 (30h). As provas devem ser aplicadas em dezembro.
A previsão é de que os professores comecem a trabalhar em janeiro de 2013. Ontem, durante encontro na União dos Professores Públicos do Estado (Uppes), o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, afirmou que a pasta ainda precisa convocar aprovados e abrir outras seleções.
“Tínhamos uma carência de 12 mil professores em dezembro de 2010. Este ano, reduzimos para menos de mil. E, de acordo com as necessidades, estamos convocando docentes aprovados em concursos anteriores e abrindo novas seleções”, anunciou Risolia na Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói.