São Paulo -  Além de muitos lançamentos, a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é a Meca dos carros conceituais.

No estande da Citroën a estrela conceitual é o Survolt. Apesar de ter sido revelado em Genebra (2010), o esportivo continua arrancando suspiros. Tem dois motores elétricos que, segundo o fabricante, são capazes de levar o carro de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na Ford, o Evos atrai olhares indiscretos. Ele adianta o design dos futuros modelos, como o Novo Fusion. Movido por sistema híbrido (motor elétrico com baterias de íons de lítio combinado a um motor a gasolina), ele conta com tecnologias que monitoram os batimentos cardíacos e a qualidade do ar e combinam estas informações às condições climáticas e do trânsito para ajustar a potência, direção, suspensão e os freios de maneira a oferecer maior conforto e segurança.

O DCross é um exercício de criatividade do Renault Design América Latina (RDAL) com base no Duster. Traz rodas de 18 polegadas com pneus off-road, barras de teto com o estepe acima e maior altura do solo. Os retrovisores têm piscas e tanto faróis como lanternas têm LEDs. Na cabine, as principais funções estão distribuídas no console, destaque para o sistema de seleção de tração (4x2, auto e 4x4).

Na Nissan, o Extrem é um crossover de três portas desenvolvido para encarar o trânsito urbano. Usa plataforma do March, tem tração integral, motor 1.6 Turbo e design que lembra o Juke.

Na VW, o Taigun é o estudo de um novo utilitário esportivo, que traz o eficiente motor 1.0 Turbo com injeção direta e 110 cv (30 cv a mais que os 1.0 mais modernos vendidos no Brasil).