quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Botafogo vence e mantém vivo sonho de vaga na Libertadores


Rio -  Há algumas rodadas, o Botafogo sofria para achar uma referência no ataque. A solução escolhida foi improvisar Elkeson no setor. Tal problema parece ter sido sanado. O setor agora pertence a Bruno Mendes. Com quatro gols em três jogos, o garoto é o grande destaque da equipe nos últimos compromissos. Contra o Figuerense, novamente a estrela do matador brilhou. Resultado, vitória do Glorioso por 2 a 0. Seedorf também deixou sua marca.

Com o quadro, o Glorioso segue sonhando com uma vaga na Taça Libertadores. Ocupa a sétima posição da tabela, com 47 pontos. São oito pontos para o São Paulo, o primeiro clube que ocupa a zona de classificação para competição continental. O Botafogo visita no próximo sábado o Atlético-GO.

Chama acesa no primeiro tempo

equipe de Oswaldo de Oliveira foi mais incisiva nos primeiros minutos. Primeiro com Lodeiro. O uruguaio foi esperto e roubou a bola dos zagueiros do Figueirense. Na sequência, o meia que entrou na vaga de Fellype Gabriel, que foi poupado, avançou com a bola e cruzou. A bola explodiu no peito de Helder e bateu na trave. Foi a primeira cartada do Botafogo no Orlando Scarpelli.

O Figueirense, atuando em casa, também não queria facilitar a vida do adversário. Aloísio recebeu livre pela esquerda. O atacante deu bom passe para Julio Cesar na pequena área. O atacante deu um carrinho, mas não acertou em cheio na bola. Foi a resposta da equipe de Márcio Goiano.

Aos 12 minutos, nova tentativa com Julio Cesar. Ele recebeu na entrada da área e acertou um belo chute. A bola explodiu no travessão de Jefferson, que apenas observou o movimento da bola. Não havia chance de defesa. Restou torcer para ela não entrar a rede.

Mesmo com o susto, a engrenagem do meio-campo do Botafogo funcionava. E sempre com jogadas coordenadas por Lodeiro. Aos 14 minutos, ele realizou boa jogada na entrada da área, deu passe para Bruno Mendes, que chutou para defesa de Wilson. No rebote, a bola sobrou para uruguaio, que tentou o chute e acabou dando novo passe para o camisa 38. Dessa vez, o atacante não perdeu a chance de colocar o Glorioso à frente do placar. Gol do novo matador. Quatro gols. Nos últimos três jogos.
Bruno Mendes marcou o primeiro gol do Botafogo sobre o Figueira | Foto: Agif
Bruno Mendes marcou o primeiro gol do Botafogo sobre o Figueirense | Foto: Divulgação
O Botafogo ainda teve chance de aumentar o placar no lance seguinte. Bruno Mendes recebeu na entrada da área. O atacante teve boa leitura da jogada e encontrou Andrezinho, livre, no lado oposto do campo. O camisa 17 chutou e Wilson fez boa defesa. 

Não demorou para o segundo gol acontecer. Aos 33 minutos, o Botafogo aumentou a vantagem. Depois de lançamento longo, Wilson saiu para evitar o perigo, mas a bola caiu no pé de Seedorf. A tranquilidade habitual do camisa 10 se fez presente. Com um leve toque, o holandês marcou mais um gol no Brasileiro.

Com a supremacia do Botafogo, faltou qualidade técnica ao Figueirense para modificar o panorama da partida. Foi uma sucessão de passes errados, cruzamentos errados. Tal quadro fez alguns torcedores do Figueira deixar o Scarpelli ainda na etapa inicial.

No segundo tempo, o Glorioso apenas gastou o tempo e buscou os contra-ataques. Não por acaso, a equipe alvinegra administrou o resultado. E passou a criar poucas chances na partida. Oswaldo ainda realizou mudanças na equipe. Fellype Gabriel, Renato e Marcelo Mattos foram a campo. Porém, o panorama tático não foi modificado.

O Figueirense precisando mudar o quadro também ofereceu pouca pressão na etapa final. As poucas chances criadas passaram pelo artilheiro Aloísio. Na primeira oportunidade, ele cabeceou no primeiro poste, de forma certeira para o gol, e Lucas apareceu para evitar o gol em cima da linha.

Mais tarde, aos 39 minutos, o jogador girou na entrada da área e chutou forte. Jefferson fez linda defesa e impediu o gol dos catarinenses. Não era dia do artilheiro de Floripa. Era dia de Bruno Mendes

Nenhum comentário: