Rio -  Cartas de procedência duvidosa que informam que aposentados do INSS teriam direito a suspostos pagamentos de atrasados e revisões de benefícios devem ser vistas com receio. A Previdência fez alerta geral para chamar a atenção sobre uma tentativa de fraude detectada no município de Lorena, próximo a Taubaté, no interior de São Paulo. Mas o aviso vale para aposentados de todo o país, que volta e meia são vítimas de golpistas e estelionatários.
Os aposentados do interior paulista receberam correspondência informando que eles teriam direito a um pecúlio devido pela Previdência. A carta enviada aos segurados é suspeita por não fornecer número de telefone fixo, mas apenas celulares.
Além disso, segundo o INSS, a correspondência foi enviada por uma empresa identificada como Banco da Previdência de Brasília. Ao fazer um levantamento sobre o caso, o instituto não encontrou nenhum registro que comprove a existência da companhia que enviou as cartas.
Para evitar problemas, o INSS pede que os segurados fiquem atentos para não serem enganados por golpistas e estelionatários. A orientação é para que o beneficiário desconfie da situação. Denúncia deve ser feita à polícia e à Ouvidoria pelo telefone 135.
Carta não é do instituto
O INSS informou que a carta não foi enviada pela Previdência nem trata de dívida a ser paga a aposentados. A abordagem por meio de telefonema, correspondência ou pessoalmente representa riscos para os segurados.
Operação da Força Tarefa Previdenciária prendeu casal, em flagrante, no Espírito Santo, na Agência da Previdência em Linhares. Os dois estavam com documentos falsos e tentavam transferir para o posto benefício de amparo social ao idoso originário da cidade de Nova Serrana (MG).