Rio -  Está suspensa, desde ontem, a comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras. A medida foi anunciada na última terça-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é válida pelos próximos três meses. Do total, 80 são planos que estão suspensos a partir de agora e outros 221 planos, de 29 operadoras, já estavam impedidos de serem comercializados desde julho deste ano.
Conforme a ANS, a punição à operadoras de saúde é devido à reincidência do descumprimento da Resolução Normativa nº 259, que determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.
Entre junho e setembro deste ano, foram feitas 10.144 reclamações pelos usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos. Das 1.006 operadoras médico-hospitalares que atuam no país, 241 receberam pelo menos uma queixa.
Operadoras que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Caso haja reincidência, as empresas podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização dos planos de saúde ou até afastamento dos dirigentes da operadora.
A agência recomenda que ao contratar um plano de saúde o consumidor veja se háregistro desse produto. A lista completa dos planos com comercialização suspensa está no site www.ans.gov.br