São Paulo -  Anderson Silva atingiu um nível de popularidade jamais visto no MMA. O atual campeão dos médios protagonizará o UFC Rio deste sábado contra Stephan Bonnar embalado pela condição de megaestrela das artes marciais . Mas você sabe por que ele é dono de tamanho renome?
Foto: Reprodução
Imagem do trailer do UFC Rio III, com Anderson Silva | Foto: Reprodução
Confira abaixo a lista de recordes e outros números que levaram o “Aranha” ao posto de melhor lutador da história do UFC:

15 vitórias seguidas
Anderson Silva soma nada menos do que 15 vitórias consecutivas no UFC. O número pode não parecer tão expressivo, mas é a maior sequência de triunfos de qualquer lutador do torneio. Ele está invicto desde 2006, com um cartel de 32 vitórias e quatro derrotas.

11 defesas de cinturão
Não só isso, como o “Aranha” também detém o maior número de defesas de cinturão seguidas no Ultimate: 11 no total. Dos atuais campeões, ele é o único que subiu de categoria e venceu ainda como dono do cinturão. Neste sábado, ele fará seu terceiro combate entre os meio-pesados sem perder o título no peso de baixo.

Precisão nos golpes
Nenhum atleta do UFC acerta tantos golpes como Anderson Silva. O lutador tem o melhor aproveitamento da história do Ultimate atingindo 68,5% de todos os chutes e socos que dispara nos rivais. O número é bem superior aos dos demais da lista. Cain Velásquez, segundo colocado, aparece com aproveitamento de 60%, seguido por Evan Tanner, com 59%.

Defesa de quedas
Chael Sonnen conseguiu furar a defesa e derrubar Anderson Silva várias vezes na primeira luta. Mas ainda assim, o brasileiro pode se orgulhar de ter a segunda melhor defesa de quedas da história da categoria médio (até 84 kg). Ao todo, o atleta do Corinthians consegue defender 80% de todas as tentativas de derrubadas de seus oponentes.

Nocautes e finalizações
Anderson Silva possui 32 vitórias ao longo de toda a carreira. Mas o interessante é que poucas delas foram deixadas nas mãos dos juízes. O campeão do UFC venceu nada menos do que 25 vezes por nocaute ou finalização. Ou seja, 78% de seus triunfos terminam por sua conta e não na decisão dos jurados.

Esquiva impressionante
Para completar, o brasileiro é considerado o lutador mais elusivo do mundo. No total, ele consegue desviar de 62% de todos os ataques disparados por seus oponentes graças a seus movimentos de defesa. Por conta disso, Anderson Silva frequentemente é comparado aos personagens do filme “Matrix” que conseguem desviar balas.
As informações são do repórter Rodrigo Farah