quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos A beleza vem de dentro e começa com uma alimentação adequada e saudável. Veja quais alimentos são indicados para os cabelos.

Para que se tenha beleza e saúde  é necessário investir numa alimentação saudável; disso todos sabem. Os diferentes problemas encontrados nos fios são reflexos de agentes externos, mas também são sinais de que os alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos  não estão sendo consumidos, adequadamente. O ideal é associar o uso de produtos formulados para os diferentes tipos de madeixas ao consumo diário de nutrientes, contidos nos itens comestíveis. Desta forma,cuida-se da saúde dos cabelos e do corpo, em geral.
531014 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos.1 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos Sem alimentação adequada, não há produto que resolva os problemas capilares (Foto: Divulgação)

Cabelos quebradiços, opacos ou que sofrem queda

A falta de nutrientes ao organismo pode gerar diferentes tipos de problemas capilares. Vamos falar sobre os males mais comuns, atualmente, que são os que causam queda, quebra e opacidade dos fios. É necessário consumir alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos, promovendo a entrada e a saída dos elementos específicos no sangue. Como cada um deles tem sua função, será possível fazer com que as substâncias cheguem às células que geram os fios. O cálcio controla esse fluxo de nutrientes, nos vasos sanguíneos. Portanto, ele não pode falta, já que é responsável pela resistência dos cabelos. Já os ácidos graxos (como o Ômega 3) tornam o sangue mais fluido e contribuem para que este chegue aos locais mais distantes do corpo, principalmente às zonas periféricas. Tal substância impulsiona o crescimento dos fios. Outras substâncias essenciais aos cabelos são as proteínas, as vitaminas do complexo B e o ferro.
531014 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos.2 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos O consumo orientado dos diferentes tipos de alimentos promove melhoras notáveis ao aspecto dos cabelos (Foto: Divulgação)
Os cabelos secos e sem brilho necessitam de alimentos que contenham substâncias oleaginosas e outras que recuperem as cutículas dos fios. Ao consumir alimentos com óleo, os fios receberão um auxílio em relação à hidratação. Já a formação e reconstrução dos fios podem ser alcançadas com proteínas adequadas. Veja, abaixo, onde encontrar todos os nutrientes citados.

Alimentos que cuidam dos cabelos

Cálcio: esta substância é encontrada, principalmente, no leite e seus derivados. Outros alimentos também oferecem quantidade suficiente deste mineral, que também está presente em vegetais de cor verde-escura, como brócolis, quiabo ou couve. As frutas secas também ajudam a cuidar dos cabelos. Vale a pena consumir uva-passa, damasco, figo e outras. Legumes como soja, lentilha, grão de bico, ervilha e feijões também são ótimas fontes de cálcio;
Ácidos graxos: os frutos do mar são a fonte mais rica de substâncias, como o Ômega 3. Mariscos, ostras e outros alimentos desta família são importantes para os cabelos. Também podem ser consumidos outros mais populares, como sardinha, atum, bacalhau ou salmão;
531014 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos.3 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos Frutas e legumes são essenciais à saúde do fios (Foto: Divulgação)
Vitaminas do complexo B: carnes magras, cereais integrais, ovos, batatas, levedura de cerveja, grãos integrais, fígados, nozes, aveia, melão, tomate, abacate, gérmen de trigo, farelo de trigo, cenoura, amendoim, entre outros. As vitaminas do complexo B são compostas por 8 famílias, aproximadamente, estando presentes na maioria dos alimentos naturais.
531014 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos.4 Alimentos que ajudam a cuidar dos cabelos Cálcio e vitaminas do complexo B são encontrados em muitos alimentos e podem ajudar a cuidar dos cabelos (Foto: Divulgação)
Não adianta investir em produtos industrializados caríssimos, sem que se tenha atenção à alimentação. O ideal é consultar um nutricionista, para que ele indique uma dieta rica emnutrientes necessários à saúde dos cabelos e do corpo, como um todo.
Ajude seu corpo a absorver mais ferro. Leia: Dicas para melhorar a absorção de ferro no organismo

Um comentário:

Rocio disse...

Olá, eu amo o blog porque você dá muitas dicas de beleza. Eu queria saber se você poderia dar-lhe recomendações para cabelos secos. obrigado