Rio -  Falta pouco mais de um mês para a prova do Enem, principal porta de entrada para grande parte das universidades do País. O exame está marcado para os dias 3 e 4 de novembro. Para os estudantes que se prepararam durante o ano inteiro, agora é hora de revisar, tirar dúvidas e treinar a resolução de exercícios. Algumas dicas podem ajudar a aproveitar melhor as horas de estudo e reduzir a ansiedade nesse período.
Professor de Geografia do Colégio Pedro II, o doutorando Faber Paganoto avisa que a primeira medida a tomar é entender que o estudo em casa deve obedecer rotina com horários definidos. Segundo Faber, para render melhor, é interessante estudar pelo menos duas matérias de áreas distintas por dia. Física e Geografia ou Matemática e Filosofia, por exemplo. Isso estimula a realização de conexões entre assuntos aparentemente estanques, o que é importantíssimo em épocas de vestibulares interdisciplinares.
Cartões de inscrição do Enem serão entregues pelo correio | Foto: Reprodução Internet
O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro | Foto: Reprodução Internet
“Sugiro ainda a alternância entre dias de estudo teórico e prático. É interessante buscar edições passadas do Vestibular das universidades pretendidas e fazê-los em casa como simulado, inclusive no tempo certo”. Faber ressalta ainda que é fundamental saber conciliar a rotina pesada com atividade que promova relaxamento, duas a três vezes por semana, como correr, nadar ou simplesmente descansar, sobretudo na véspera da prova. “Estudar neste momento gera mais ansiedade”.
As principais mudanças para o Enem deste ano serão na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. O MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" o texto. Cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. No entanto, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.
As universidades públicas são as mais concorridas, mas os estudantes também podem usar o resultado do Enem para entrar em particulares. Na Estácio, por exemplo, com essa forma de acesso, que oferece vagas para os cursos da Graduação Tradicional, Universidade Politécnica e Graduação a Distância, o candidato fica dispensado do Vestibular (exceto para o curso de Medicina).