Rio -  Fuzileiros navais e militares do Exército se apresentam neste domingo no Rio de Janeiro para garantir a segurança no município durante as eleições. A decisão foi tomada ontem, em sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu que o contingente será usado para patrulhar áreas sob influência do tráfico de drogas e de milicianos até o dia 7 de outubro, data da eleição. A expectativa é que o número de militares seja definido nesta sexta pelo Ministério da Defesa.
As tropas agirão para que candidatos façam suas campanhas políticas nestes locais, sem que sofram qualquer tipo de constrangimento nem ameaça de bandidos. No dia da eleição, vão impedir pressão sobre os eleitores.
O TSE definiu ainda que os municípios de Macaé, Magé, Campos, Itaboraí, Cabo Frio e Rio das Ostras receberão reforço de tropas federais, mas só no dia da eleição. Os seis municípios foram considerados prioritários pelo desembargador Luiz Zveiter, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) como locais onde a disputa política é acirrada.
Ontem, antes da sessão do TSE, o ministro da Defesa, Celso Amorim, e a ministra Cármen Lúcia, presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram reunião para definir que o esquema de segurança no Rio será semelhante ao que foi adotado nas últimas eleições municipais, em 2008.
Outros nove estados que já garantiram a presença de tropas federais são Alagoas, Sergipe, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Paraíba. “O que o TRE e o TSE querem é que as pessoas possam se expressar livremente”, disse a ministra Cármen Lúcia.