Rio -  A Microsoft atualizou nesta terça-feira seu serviço de backup de arquivos em nuvem, o SkyDrive. O serviço agora ganhou uma lixeira, similar a do Windows e de outros sistemas operacionais. Ela permite recuperar arquivos apagados por engano.
Anteriormente, quando o usuário apagava uma arquivo, devia confirmar essa ação em uma caixa de alerta do serviço. Agora o serviço apaga o arquivo sem a confirmação, mas uma janela permite desfazer ação. Mesmo depois disso, o arquivo pode ser recuperado na Lixeira.
Os itens da Lixeira são mantidos por, no mínimo, três dias. Depois disso, caso os arquivos apagados tomem mais de 10% do espaço total da conta (de 7 GB no modo gratuito), os mais antigos começarão a ser apagados.
Caso o limite de 10% não seja excedido, os arquivos da Lixeira serão mantidos por 30 dias. Depois desse prazo, eles são permanentemente excluídos e não haverá mais a possibilidade de recuperação.
Por enquanto, a Lixeira pode ser acessada apenas na versão web para desktops e notebooks do SkyDrive. A Microsoft afirma que a função será levada em breve para aplicativos de tablets e smartphones.
Enquetes no SkyDrive
A Microsoft aproveitou o anúncio sobre as novidades do SkyDrive para mencionar outro recurso que estreará em breve. O Excel Surveys permitirá criar enquetes simples a partir do SkyDrive. Segundo a empresa, esse recurso está sendo criado a partir de pedidos de estudantes, que usam o SkyDrive para projetos em grupo. O recurso deve estrear em breve.
As informações são do iG