França -  Mudam as posições das peças na economia mundial, mas a França tem três milhões de desempregados e ninguém acredita que o socialista François Hollande vá ‘segurar a onda’. Neste pano de fundo, o Salão de Paris abre as portas neste sábado para receber quase 1,5 milhão de visitantes e apresentar mais de 100 modelos de mais de 40 fabricantes.
No Brasil, o Trax será Enjoy, com vendas a partir de 2013 | Foto: Divulgação
No Brasil, o Trax será Enjoy, com vendas a partir de 2013 | Foto: Divulgação
O que dá para sentir por aqui é que o velho discurso do carro mais despojado, com bom espaço interno para atender ao novo consumidor, está prevalecendo. Várias marcas, como a Citroën, com seu C-Elysée, querem chegar aos países emergentes, onde se inclui o Brasil, com seus altos impostos e margens de lucro.
Assim também a Chevrolet mostra o Trax, que conhecemos de perto no túnel de vento da GM em Warren, Estados Unidos. Você viu a matéria... Finalmente, o Trax chega ao mercado e vai para o Brasil em 2013. Por aí, deverá se chamar Enjoy. Pouco mais parrudo que o EcoSport, deverá usar motores Ecotec e o câmbio de seis marchas do Cruze.
Próximo dali, entre as ‘donas da casa’, o Peugeot 208 aparece com destaque. Carro de volume, promete não aposentar o 207. Promete. Na Fiat, um pequeno que já não é novidade, mas para o mercado brasileiro está confirmado. É o 500 Cabrio, um conversível acessível que chega ainda em 2013 e estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Eles estarão aqui em 2013
No estande da Peugeot, o destaque fica por conta do 301. O sedã, que é produzido em Vigo, na Espanha, começa a ser vendido em novembro na Turquia e é também destinado aos mercados emergentes da Ásia, África e América Latina. Com a mesma plataforma do ‘irmão’ Citroën C-Elysée, o 301 deverá ganhar produção brasileira e ser lançado aqui no segundo semestre de 2013 ou início de 2014.
Na Mazda, quem chama a atenção é a nova geração do Mazda6, nas versões sedã e SW. Ambas se unem ao CX-5 e o Mazda5, e trazem a linguagem atual de design do fabricante japonês, batizada de ‘alma do movimento’. As versões estão equipadas com motor 2.0 e câmbio automático de seis marchas — especula-se que a Mazda volte a atuar no mercado brasileiro em 2014.
Na coreana Kia, a minivan Carens recebeu novo desenho, com grade batizada de ‘nariz de tigre’, típica dos modelos assinados pelo ex-designer da Audi Peter Schreyer. Tem chegada ao mercado europeu prevista para o primeiro trimestre de 2013. No Brasil, o modelo vai desembarcar no segundo semestre do ano que vem.
A americana Ford aproveita o Salão de Paris para apresentar o brasileiríssimo EcoSport, recém-lançado por aqui. Além dele, a marca também mostra a nova geração do Kuga. Esta, aliás, deverá ser lançada no Brasil no fim de 2013, mas com algumas alterações debaixo do capô. Por aqui não deverá existir a versão com o novíssimo motor EcoBoost 1.6. Muito pelo contrário. O Kuga deverá contar com os propulsores 1.6 e 2.0 também presentes no Focus.
Outro destaque presente no Salão de Paris está no estande da Hyundai. É lá que está o i30, só que agora na versão com duas portas. Com visual mais agressivo, com linhas com forte apelo esportivo, a versão, em princípio, é destinada apenas aos consumidores do Velho Continente. Mas nada impede que o i30 duas portas dê as caras no aquecido mercado brasileiro, apesar das atuais regras de importação de veículos.
O editor viajou a convite da Anfavea