Rio -  Na briga para manter a liderança e aumentar a distância para o Atlético-MG, o Fluminense volta a ter o seu quarteto mágico neste sábado contra o Náutico, às 18h30, em Volta Redonda. Deco e Fred se juntam a Wellington Nem e Thiago Neves para reeditar a formação mais poderosa do Tricolor em 2012, que garantiu o Estadual e possui um ótimo retrospecto no Brasileiro, mas que apareceu poucas vezes em campo.
Foto: Divulgação
Deco está de volta ao time | Foto: Divulgação
Visto como o ideal, o quarteto mágico tricolor só pôde ser usado por Abel Braga no Brasileiro cinco vezes em 25 rodadas. Um motivo para lamentar, já que a força de Fred/Nem/Thiago Neves/Deco se comprova com números: foram quatro vitórias (Flamengo, Bahia, Coritiba e Ponte Preta) e um empate (Atlético-MG), com aproveitamento de 86, 6%.

Com esses números, difícil não comemorar, mas Abel prefere evitar o oba-oba, apesar de ressaltar a importância da presença dos quatro.

“Não tem esse negócio de quarteto mágico. São quatro jogadores de nível. A grande equipe se diferencia por isso. Com eles, diminui a responsabilidade de apoio louco dos laterais, dos volantes. Começa a fazer diferença na frente, ganhamos em opção”, analisou o treinador, que não deixou de ressaltar a importância de quem substituiu integrantes do quarteto.

“Recorremos aos meninos e eles deram uma ajuda muito positiva, receberam apoio dos que têm mais nome, mais peso. É muito legal”.

Apesar da euforia da torcida, o quarteto, que jogou junto a última vez no dia 5 de agosto contra o Coritiba, por muito pouco se desfez de novo e há o risco de que não tenha uma sequência. Depois de defender a Seleção, Wellington Nem voltou sentindo dores musculares, mas irá para o sacrifício.

“O Nem vai jogar, mas vem sofrendo um pouquinho. A gente tem que querer o sacrifício de todos, desde que não haja prejuízo. Vamos ver como vai suportar”, explicou Abel.

Mesmo sem poder aproveitar sua força máxima ofensiva, o Fluminense soube superar seus adversários e tem de volta o quarteto no momento em que tenta se firmar na liderança e se afastar de Atlético-MG e Grêmio. A oportunidade é a melhor possível, já que o Tricolor jogará em casa e terá praticamente força máxima. Apenas Edinho, suspenso, e Carlinhos, poupado, não jogam.