quarta-feira, 12 de setembro de 2012

[Opinião] Sete motivos pelos quais o Flamengo não voltará a ser o que era Por causa de sua política interna, o Rubro-negro não tem como se recuperar.



Por  | Yahoo! Contributor Network – seg, 10 de set de 2012 13:50 BRT
Desde os anos 1990 o Flamengo tenta reviver a época áurea dos anos 1980, quando venceu quatro títulos brasileiros, uma Libertadores da América e um Mundial Interclubes. Mas o clube não apenas não consegue repetir aquele sucesso como também não consegue se livrar do caos administrativo e financeiro que assombra o clube há décadas. Sou flamenguista também, mas não aguento mais ver o clube nessa situação de crise eterna.
Além disso, matérias gravíssimas sobre a presidente flamenguista empregando 25 aliados na Câmara Municipal do Rio de Janeiro mostram como o Mais Querido do Brasil é mal frequentado. Deve ser por isso que ídolos como Zico e Júnior, que deveriam ter cadeiras cativas na Gávea, preferem ficar a quilômetros de distância daquela gente. Abaixo, eu listo sete motivos que tornaram o Flamengo uma grande piada:
1 - Rotatividade no poder
Não existe oposição no Flamengo. O que acontece no clube é alternância de poder. Aliados brigam para derrubar alguém e inimigos mortais se tornam aliados com tremenda facilidade e frequência. Tudo em prol deles e nunca pelo benefício do clube.
2 - Vazamento de informações
O Ninho do Urubu é na verdade um Ninho de Cobras e sigilo de informação não existe na Gávea. Nem a sua vizinha mais fofoqueira consegue superar a rede de intrigas que existe por lá. É no clube flamenguista onde o termo "fogo amigo" tem seu maior significado. Se confidenciar alguma coisa ali, você está perdido.
3 - Fiascos milionários
Há muito tempo o clube deixou de aplicar o método vitorioso "craque o Flamengo faz em casa". Desde os anos 1990 a política que impera na Gávea é "vexame o Flamengo faz pagando milhões". Na justiça, é claro. Romário, Denilson, Alex, Gamarra, Edmundo, Vampeta, Deivid e Ronaldinho Gaúcho são apenas alguns exemplos de salvadores da pátria milionários que não salvaram nem a própria pele.
4 - Elenco mimado
Entra técnico e sai técnico e o elenco flamenguista continua o mesmo. O elenco pouco muda, os medalhões poucas vezes são substituídos e a diretora é conivente com isso. Mima atletas como Renato, Léo Moura, Felipe e Ibson, que são pequenos exemplos da panelinha da alegria rubro-negra. O técnico pode até sacá-los uma vez ou outra do time. Mas se barrar para valer, praticamente assina a carta de demissão.
5- Administração caótica
Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência conhece essa regrinha básica: Não se gasta mais do que se ganha. Mas o Flamengo parece ser administrado por uma criança deslumbrada de 5 anos que pegou do pai o dinheiro reservado para pagar contas e gastou tudo em doce (e ainda comprou um refrigerante fiado). O clube fatura como um estagiário e gasta como um presidente de multinacional.
6- Mau pagador
Nos anos 1980 já se dizia que "na Gávea o mês dura noventa dias". A brincadeira acabou virando regra e o clube paga os salários mensais quando bem entender. Mas mascara isso porque registra um valor mínimo como salário e a maior fatia do bolo é registrada como "direito de imagem". Assim o clube paga rigorosamente em dia o salário do elenco, mas se acha no direito de não ser tão rigoroso no pagamento no direito de imagem. Deivid que o diga.
7- Excesso de oba-oba
No Flamengo qualquer bobagem vira festa. Qualquer vitória suada contra uma equipe vagabunda é comemorada como se fosse um título. Qualquer conquista de Taça Guanabara é celebrada como se fosse um Copa do Mundo. Qualquer vitória contra rival carioca é levada a sério. O torcedor do Flamengo se acostumou a se contentar com pouco e viver num mundo de fantasia, onde o clube é a Oitava maravilha do mundo e o Rio de Janeiro o centro do universo. As organizadas então, nem se fala. São exemplos de que a política de pão e circo é pra lá de eficiente.
Apesar desse caos administrativo e cultural. Com esse jeito "malandro" e levado com a barriga, a torcida do Flamengo não precisa se preocupar. Apesar de não ter a menor condição de disputar o título brasileiro (se bobear nem em alguns anos o clube terá), o Flamengo não corre risco de rebaixamento. Como já foi provado em todas as edições do Campeonato Brasileiro, time grande não cai.

Leia também[Opinião] Sete motivos para o Mengão voltar a brilhar

Nenhum comentário: