quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HISTORIA DO NOSSO BANGU ATLETICO CLUBE!


Bangu Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bangu
Bangu Atletico Clube.svg
NomeBangu Atlético Clube
AlcunhasAlvirrubro
Banguzão
Gigante do Oeste
O verdadeiro time do povo
Mulatinhos Rosados
Torcedor/AdeptoBanguense
MascoteCastor
Fundação17 de abril de 1904 (108 anos)
EstádioMoça Bonita
Capacidade9.564 pessoas[1]
PresidenteBrasil Jorge Varela
TreinadorBrasil Cleimar Rocha
PatrocinadorBrasil Folhamatic
Brasil Quick Delivery
Brasil Fibrolar
Brasil Rede Mega Móveis
Brasil Frango Chic
Brasil Bangu Shopping
Material esportivoBrasil Rota do Mar
Competição
(Futebol)
Rio de Janeiro Campeonato Carioca
Rio de Janeiro Copa Rio
Divisão 2012Rio de Janeiro A 13º colocado
Rio de Janeiro CR a disputar
Divisão 2011Brasil CB 29º colocado
Rio de Janeiro A 13º colocado
Rio de Janeiro CR 4º colocado
Ranking nacional54º lugar, 341 pontos
Website[5]
Kit left arm redlower.pngKit body bangu12h.pngKit right arm redlower.png
Kit shorts.png
Kit socks fcb0709h.png
Uniforme
titular
Kit left arm redborder.pngKit body bangu12a.pngKit right arm redborder.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
Kit left arm whiteborder.pngKit body bangu12t.pngKit right arm whiteborder.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar
Bangu Atlético Clube (fundado como The Bangu Athletic Club) é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, oficialmente fundada a 17 de abril de 1904, mas o futebol já era praticado neste bairro do Rio de Janeiro que o Alvirrubro Suburbano carrega no nome desde o Século XIX.

Índice

  [mostrar

[editar]História

Equipe profissional do Bangu vice-campeã da Copa Rio em 2010
Entre as suas principais conquistas, estão o vice-campeonatoBrasileiro, em1985, e oCampeonato Carioca nos anos de 1933 e 1966.
Seu uniforme é composto de camisas com listras verticais vermelhas e brancas, calções brancos e meias com listas horizontais na mesma cor da camisa; seu mascote é um castor.
É, atualmente, o 54º colocado no ranking da CBF e o sexto no ranking carioca.
A origem do clube de futebol surge na extinta Fábrica Bangu, que existia no bairro de mesmo nome, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Alguns britânicos que trabalhavam no local, especialmente oescocês Thomas Donohoe, apresentaram o esporte para os brasileiros, trazendo bolas de futebol ao Brasil, ainda no Século XIX.
A primeira partida foi disputada em 1894, embora a história "oficial" do início do futebol brasileiro não registre o fato, que conta com farta documentação reunida pelo historiador banguense Carlos Molinari. A versão que indica Charles Miller como introdutor do futebol no Brasil procura desqualificar esse momento, alegando que os jogos realizados anteriormente não ocorreram em capos com medidas oficiais, tampouco com uma organização que previa, entre outras coisas, uniformes às equipes.
Equipe profissional, em 2007, que disputou a Série B Carioca. Foto: Paulo Roberto Rodrigues.
Em dezembro de 1903, o inglês Andrew Procter sugeriu a fundação de um "club", após observar o entusiasmo de seus colegas. A fundação ocorreu em 17 de abril de 1904, quando foi fundado oficialmente o Bangu Atlético Clube.
O primeiro jogo aconteceu no dia 24 de Julho de 1904, contra o Rio Cricket and Athletic Association, clube de origem inglesa de Niterói, com derrota por 5 a 0. Contudo, já no jogo seguinte, o Bangu conquistou sua primeira vitória: 6 a 0 contra o Andaraí.
Jorge Varela, presidente
Em 1905, o Bangu foi um dos fundadores da primeira Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e, desde o início, teve seu nome vinculado à classe operária fabril e ao bairro que carrega no nome.
No Campeonato Carioca de 1916 o Bangu terminou empatado com oBotafogo de Futebol e Regatas na segunda colocação. O campeão foi oAmerica Football Club, com quem o Bangu faz o importante clássico, menos visado na atualidade, América versus Bangu.
O Bangu sempre teve tradição de revelar grandes jogadores e, no final da década de 1920, lançou Domingos da Guia, lenda do futebol brasileiro conhecido como El Divino Mestre, com passagens em outros grandes clubes do Brasil, da Argentina e doUruguai e pai de outra grande revelação do Bangu, Ademir da Guia.
Em 1921, três importantes jogadores banguenses, Claudionor CorrêaAmérico Pastor e José de Mattos, foram convocados para defender a Seleção Brasileira no Sul Americano, na Argentina, mas como eram operários da Fábrica Bangu, não foram liberados por seus chefes para disputar a competição. Em 1921, o aniversário de 17 anos do clube, o Bangu derrota o Botafogo por 3 a 1 e ganha aTaça James Hartley.
Taça Rio de 1987

No ano de 1929 o Bangu ganhava o curioso apelido de Mulatinhos Rosados . Há duas versões para a história. Na primeira, o apelido levava em conta que o time do Bangu era formado basicamente por mulatos. Como suas camisas desbotavam ao suarem, as listras vermelhas pareciam rosadas, surgiu o nome. Na segunda versão, o presidente da época, Antônio Pedroso, para responder a um dirigente adversário que dissera "Como tem crioulo neste time!", respondeu: "Crioulos não, mulatinhos rosados". A história ocorrida com o clube brasileiro pioneiro na luta contra o racismo no futebol brasileiro deve ser entendida de maneira extremamente simpática e singela, se não folclórica.
Em 1933, a superioridade do Bangu na conquista de seu primeiro Campeonato Carioca foi incontestável, pois, em 10 jogos, venceu 7, empatou 2 e perdeu apenas 1, com 35 gols em 10 jogos, uma média impressionante de 3,5 gols por jogo. Na final Fluminense versus Bangu, vitória sobre o tricolor por 4 a 0.
Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, conhecido como Moça Bonita.
Um dos grandes jogadores da história do Bangu foi Zizinho [7], tendo liderado o Bangu no final da década de 1940 e início da de 1950, conquistando o Torneio Início de 1950, o primeiro título de um clube no Maracanã, o vice-campeonato carioca de 1951 e o Torneio Início do Torneio Rio-São Paulo, também em 1951, na final carioca contra o rival América. Em 2001 Zizinho foi reconhecido e recebeu um diploma oficial do clube como a maior expressão Banguense nos gramados[8], é considerado por muitos até hoje como maior ídolo do Bangu.
Em 1959, o Bangu também foi vice-campeão carioca, empatado com o Botafogo, tendo estes dois clubes feito uma partida extra para decidir a segunda vaga carioca para a Taça Brasil. Alguns sites, erroneamente, apontam essa partida como decisão do segundo lugar.
Bill Cox, presidente da ISL, entrega a taça do Mundial ao Bangu.
Status de Campeão Mundial. Em1960, novamente uma conquista pioneira: a International Soccer League de 1960 ao enfrentar a Sampdoria (Itália), Rapid Wien (Áustria), Sporting (Portugal), Estrela Vermelha de Belgrado (Iugoslávia), IFK Norrköping (Suécia), e Kilmarnock (Escócia). Sob o comando de Tim, o Bangu conquistara, de maneira invicta, o primeiro torneio de futebol profissional realizado em terras norte-americanas. Uma bela campanha, composta de 5 vitórias e 1 empate, 16 gols a favor e 3 contra (saldo de 13 gols). Ademir da Guia ainda foi eleito o melhor jogador do torneio. Também participaram desta competição, embora o Bangu não tenha chegado a enfrentar, Bayern Munique (Alemanha), Nice (França), Burnley (Inglaterra),New York Americans (EUA) e Glenavon (Irlanda do Norte). Segundo o jornal norte-americanoThe New York Times, a ISL era reconhecida e tinha a aprovação da FIFA.[2]. A própria FIFAcita esse torneio em seu site oficial. [3] Tanto a imprensa [4][5] quanto os torcedores dos clubes campeões reconhecem o torneio como mundial de clubes.
Jogadores do Kilmarnock carregam Décio Esteves, capitão do Bangu, após a final do Mundial.
Entre 11 de junho de 1961 e 17 de abril de 1963 o Bangu manteve a sua maior série invicta internacional com 17 jogos (12 vitórias e 5 empates) contra times e seleções da Inglaterra,CanadáEscóciaSurinameBolíviaColômbiaEquador e Grécia.
Depois dos vice-campeonatos de 1964 e 1965, finalmente o Bangu reconquistaria o título doCampeonato Carioca em 1966, com 15 vitórias e 2 empates em 18 jogos, e com um 3 a 0 na decisão contra o Club de Regatas do Flamengo, já aos 3 minutos do segundo tempo, fazendo com que o atacante Almir Pernambuquinho, do Flamengo, arrumasse uma enorme briga para acabar de vez com o jogo e não sofrer uma humilhação ainda maior.
Em 1967, o Bangu seria novamente vice-campeão no Campeonato Carioca, perdendo o título no último jogo para o Botafogo pelo placar de 2 a 1.
Em 14 de Março de 1970, jogando no Estádio de Moça Bonita, o Bangu empatou com aSeleção Brasileira que seria tricampeã mundial: 1 a 1 .
Em 1984, o Bangu foi campeão da XIV President's Cup da Coréia do Sul, um torneio internacional disputado em Seul, na Coreia do Sul.
O Bangu em 1985 foi vice-campeão no Campeonato Carioca e vice-campeão noCampeonato Brasileiro, ao perder a final para o Coritiba nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Ambas as partidas foram marcadas pelas más arbitragens que favoreceram os adversários.
Fachada do Bangu Atlético Clube.
Em 1986, o Bangu participou, pela primeira vez, da Taça Libertadores da América. Todavia, seus resultados não foram nada convincentes: dois empates(1x1 com o Coritiba e 3x3 com o Deportivo Quito) e quatro derrotas (1x0 e 2x1 para o Barcelona de Guayaquil, 3x1 para o Deportivo Quito e 2x0 para o Coritiba).
Além dos títulos conquistados, o Bangu teve também, os artilheiros dos campeonatos cariocas de1920, (Claudionor, 17 gols), 1922, (Pastor, 10 gols), 1930, (Ladislau da Guia, 20 gols), 1933, (Tião,15 gols), 1935, (Ladislau da Guia, 18 gols), 1963, (Bianchini, 18 gols), 1966, (Paulo Borges, 16 gols), 1967, (Paulo Borges, 13 gols) e em 1984, (Cláudio Adão, 12 gols).
Ladislau da Guia é até hoje o maior artilheiro da história do Bangu, com 217 gols. Irmão de Domingos da Guia, e dos também jogadores do Bangu, Médio e Luiz Antônio, além de tio de Ademir da Guia, formam duas gerações de craques que o Bangu revelou para o futebol brasileiro. Outro jogador da época de Ladislau que merece ser lembrado é Fausto dos Santos, um volante de muita técnica e espírito de liderança, que na Copa do Mundo de 1930, ganhou o apelido de a Maravilla Negra da imprensa uruguaia.
No ano de 2001, o Bangu ganhou a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, por ter sido o Primeiro Clube Brasileiro a escalar atletas negros em seu time, ainda em 1905. Essa foi, é, e será eternamente, a maior conquista do Bangu, dentro ou fora de campo [9].
Em 2004, o Bangu viveu um momento negro em sua gloriosa história. Foi rebaixado para a Série B do Estadual do Rio de Janeiro no ano de seu centenário, após ser goleado pelo América Football Club. O treinador era Marcelo Cabo.
Em 2008, o Bangu consegue voltar à elite do futebol carioca ao vencer a Série B, competição de que vinha participando nos últimos quatro anos.
Troféu do Campeonato Carioca - Série Bde 2008
No Campeonato Carioca de 2009, depois de um péssimo início, sendo o único time sem vencer, o Bangu mostrou uma excelente recuperação na reta final da Taça Guanabara e da Taça Rio, terminando em sexto lugar e conseguindo uma vaga na Série D, competição que o clube, devido a dificuldades financeiras, abriu mão de disputar.
Em 2010, o clube terminou o campeonato carioca novamente na 6ª colocação. Foi ainda vice-campeão da Copa Rio, tendo perdido a decisão para o Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube. Com o vice- campeonato, o Bangu conseguiu uma vaga para a Copa do Brasil de 2011.
Em 2011, o Bangu teve uma camapnha pífia no Carioca, ficando na 13ª posição. Na Copa do Brasil o clube conseguiu a sua melhor classificação de sempre, ficando na 29ª posição (eliminando na primeira fase a Portuguesa-SP e sendo eliminado pelo Náutico-PE na segunda fase). Na Copa Rio o Bangu teve um desempenho regular ficando em 4º lugar com 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.
Em 2011, a equipe do Bangu de Futebol de 7 teve um ano brilhante: foi vice-campeã brasileira, 3ª colocada na Copa do Brasil, campeã do Torneio Rio-Niteroi da 3ª divisão e vice-campeã do Torneio Municipal da 4ª divisão.
Em 2012, O clube investiu na reforma de seu estádio, visando receber os clubes grandes nas partidas do Campeonato Carioca. Após um mau início na competição, com duas derrotas nos dois primeiros jogos, o Presidente do Time demitiu seu técnico Marcão e contratou Carlos César para assumir o cargo.[6] Carlos César é demitido na 1ª rodada da Taça Rio e o time contrata Cleimar Rocha, que consegue 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota, evitando o rebaixamento e levando o time às semifinais da Taça Rio na maior recuperação da história do Campeonato Carioca. Na semi-final o time perde para o Botafogo por 4 a 2. No 2º semestre o clube faz uma excursão de amistosos pela Europa contra times da AlemanhaHungria e Israel, disputando um total de 10 jogos: 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

Nenhum comentário: