quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro Postado por admin de 5 de setembro de 2012, Categorias: Curiosidades, Saúde


  
dro8ess1
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram novas imagens que deverão ser usadas em embalagens de cigarros. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco.
Segundo o Governo Federal, as fotos e mensagens foram selecionadas com base em um estudo sobre o grau de adversão que a campanha pode alcançar.
A pesquisa, feita entre 2006 e 2008, mediu a reação de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior). As novas imagens foram consideradas mais aversivas, na comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.

Os pesquisadores não incluíram imagens que funcionam como gatilhos para fazer o fumante ter vontade de fumar, como pessoas fumando, cinzeiros, isqueiros, cigarros acesos e embalagens do produto.
Entre as novas ilustrações, estão um bebê morto dentro de um cinzeiro, um coração que passa por cirurgia e é cheio de restos de cigarro e o cadáver de um tabagista. A campanha também alerta para o risco de infarto, de impotência e o envelhecimento precoce.


O estudo feito com jovens foi desenvolvido pelo Inca, em parceria com os laboratórios de neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Estratégia
Dados do governo indicam que quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo buscar uma doença pediátrica.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para reduzir o número de fumantes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos nas embalagens.
A divulgação das imagens faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O governo afirma que houve redução da proporção de fumantes na população de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003.

O Ministério da Sáude informa que, a cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 200 mil vítimas. A dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.
No Brasil, em 17 municípios estudados, o percentual de estudantes de 12 a 16 anos que já experimentaram cigarros, e os números variam, entre meninos, de 53%, em Fortaleza, a 28% em Salvador; e entre meninas, de 54%, em Porto Alegre, a 26% em Salvador.

Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde
Campanha alerta para o risco de doenças causadas pelo tabagismo

Nenhum comentário: