Rio -  As obras do Maracanã atingiram a marca de 66% concluídas, a cinco meses da entrega do estádio. A expectativa é que no final de setembro esse número chegue a 70%.

O anúncio foi feito pelo vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, nesta quinta-feira, durante visita para monitoramento da operação do estádio com representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL). "É um avanço significativo, pos estamos 16 dias à frente do calendário" disse Pezão
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Obras estão 66% concluídas, a cinco meses da entrega do estádio | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Durante a visita, a comitiva de 45 pessoas da Fifa e do COL (setores como segurança, transporte, credenciamento, mídia e competição) discutiram o funcionamento dos serviços do Maracanã durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

O diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas, destacou que o objetivo da inspeção é afinar os detalhes operacionais. A visita ao Maracanã faz parte de um cronograma de inspeções da Fifa e do COL por todos os estádios que sediarão jogos da Copa.

O diretor-executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade lembrou que conhecer e planejar as operações é fundamental para garantir bons serviços para quem vai assistir aos jogos e trabalhar durante os eventos esportivos. As áreas se reúnem regularmente para alinhar as necessidades.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Cobertura do estádio deve ficar pronta até o fim de novembro | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Obras

Com previsão de entrega para fevereiro de 2013, o Maracanã deve ganhar a sua cobertura até o fim de novembro. A instalação dos cabos de aço para sustentação da cobertura começará ainda este mês. Cada um tem 20 metros de comprimento.

Quando estiverem prontas, as arquibancadas servirão de apoio para a estrutura metálica que sustentará a cobertura. Na semana passada, foi colocada a última peça de pré-moldado da nova arquibancada. O último anel de compressão da nova cobertura tensionada em fibra de vidro e teflon também foi fixado.