quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Contra África do Sul e China, o Brasil perdeu dois amistosos


Como a seleção brasileira raramente joga no Brasil, a CBF preparou dois amistosos contra adversários bem fragéis para o time de Mano Menezes jogar em casa: África do Sul e China. Perder para um adversário médio ou de primeiro escalão jogando em território nacional seria uma bomba de pressão contra o já pressionado técnico e contra a própria CBF. O jeito, então, seria agradar a torcida fazendo o Brasil vencer dois sparrings.
O problema é que não deu certo, apesar das vitórias.
Primeiro, o Brasil jogou muito mal contra a África do Sul em São Paulo. A torcida do Morumbi começou a vaiar a seleção logo no começo de partida, quando viu que a empolgação dos jogadores não era lá essas coisas. No fim, uma vitória por 1 a 0 com gosto de decepção para todos. Os jogadores não estavam exatamente ligados na partida, já que a fragilidade da África do Sul não permite fazer muitos testes. Alguns que jogam no Brasil certamente prefeririam estar jogando por seus clubes -- houve rodada normalmente no Campeonato Brasileiro.
A torcida foi um capítulo à parte. É natural que, com o histórico da CBF e da própria seleção, eles queiram vaiar, mesmo pagando ingressos a partir de 80 reais. O problema é quando as vaias se tornam manifestações clubísticas: Neymar foi vaiado e ouviu um coro por Luís Fabiano na seleção. Aí vira uma vaia sem sentido, uma vaia de picuinha, que desmoraliza a justa vaia contra a CBF. Não pode.
O segundo amistoso, em Recife contra a China nesta segunda-feira 10, teve outro clima. Os pernambucanos acolheram com carinho a seleção, como historicamente o fazem. A questão aí foi outra: os chineses simplesmente não eram um adversário sequer à altura de ser sparring. Os 8 a 0 foram naturais, os jogadores não foram testados. Ficou a sensação de desperdício da data Fifa.
A conclusão: a CBF perdeu dois amistosos. O Brasil jogou mal contra a África do Sul, adversário menos horrível que a China, e goleou os asiáticos. Mano Menezes não testou o que poderia testar em amistosos mais difíceis, sobretudo o setor defensivo do time. A torcida vaiou o time no Morumbi e viu um jogo sem graça no Arruda. Tudo errado.

Nenhum comentário: