Com ambiente amistoso em Recife, Brasil desafia a China para dar tranquilidade a Mano Menezes
Jogadores da seleção brincam durante o treino em Recife
Na última sexta-feira, a seleção brasileira, jogando em São Paulo, conseguiu uma vitória no amistoso contra a África do Sul. Mas, analisando o comportamento da torcida no Morumbi, até parece que o Brasil sofreu uma derrota. Vaias, críticas e insultos foram ouvidos ao término do jogo. Os torcedores não esconderam a decepção pelo fraco desempenho apresentado pela seleção diante dos africanos. Nesta segunda-feira, o time comandado por Mano Menezes tem a chance de melhorar a sua imagem perante a torcida brasileira. Às 22 horas, o Brasil encara a seleção da China, no estádio Arruda, em Recife.

ACOMPANHE O JOGO NO ESPN.COM.BR/TEMPOREALAntes do jogo já é possível notar uma clara diferença em relação à partida em São Paulo: o comportamento do público. No dia anterior ao confronto contra a África do Sul, no treino aberto à torcida no Morumbi, gritos de apoio se misturaram com vaias e provocações. Em Recife, o ambiente é bem mais favorável para a seleção. Os torcedores pernambucanos deixaram as críticas de lado nos últimos dias, mostrando apoio incondicional à equipe brasileira.

"A gente sabe do apoio aqui no Nordeste. Sabe que o estádio vai estar lotado. A torcida do Nordeste gosta da seleção. Vamos entrar bem para representar a torcida", afirmou Hulk.

"É difícil a seleção brasileira jogar aqui. Quando tem a chance (de ver a seleção), o torcedor procura incentivar. Esse é o pensamento. Espero que eles possam nos ajudar o tempo todo", disse o volante Rômulo.
No último treinamento antes do amistoso contra os chineses, incentivo não faltou. No domingo, o técnico Mano Menezes comandou uma atividade aberta ao público no estádio Arruda, palco da partida. Vaias não foram ouvidas. E os principais gritos dos torcedores tinham dois alvos: Hulk e Neymar.

Chamado de 'pipoqueiro' por parte da torcida presente ao Morumbi na sexta-feira, o atacante do Santos recebeu um tratamento bem diferente em Recife. E foi justamente esse o pedido feito por Daniel Alves.

"Nada contra a torcida de São Paulo. Depois do jogo (contra a África do Sul) quis deixar claro que nosso melhor jogador, nossa franquia, tem que ser tratado com carinho. De maneira nenhuma quis colocar em dúvida a torcida de São Paulo e reclamar. Mas tem que ter cuidado, pois nosso melhor jogador deveria ser tratado com mais carinho", disse Daniel Alves, citando o exemplo de Lionel Messi na Argentina.

"O Messi na Argentina estava sendo cobrado porque não estava tendo rendimento. O pessoal lá entendeu que ele era o melhor e tinha que ser tratado com respeito, que a produtividade iria aumentar. Que o torcedor trate o Neymar com carinho, o nosso melhor representante, porque tenho certeza que a resposta vai ser positiva", continuou o lateral-direito da seleção.

Neymar, por sinal, terá um novo companheiro de ataque contra a China: Hulk. Herói na vitória magra diante da África do Sul, Hulk ganhou a vaga de Leandro Damião. "Quero mais movimentação. Espero uma equipe defensiva do outro lado, e temos que achar soluções. Uma delas é melhorar e aumentar a movimentação", explicou o técnico Mano Menezes.

Os outros jogadores titulares do Brasil serão os mesmos que iniciaram o jogo contra a África do Sul. E é essa equipe que tentará dar tranquilidade ao trabalho de Mano Menezes. Depois de fracassar na tentativa de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, e após a decepcionante atuação contra os sul-africanos, Mano foi bastante contestado pela torcida brasileira.

Do lado chinês, a ordem é buscar a reabilitação sob a direção do técnico espanhol José Camacho, que já dirigiu clubes como Real Madrid e Benfica, além da própria seleção espanhola. Na última quinta-feira, o time asiático acabou derrotado por 1 a 0 pela Suécia, adversário superado pelo Brasil logo depois dos Jogos Olímpicos de Londres.

"(A China) É uma equipe que vem fazendo bons jogos contra adversários de ponta. Eles jogam em duas linhas de quatro, trabalham em velocidade, tem um contra-ataque forte. A China deve jogar com um atacante definido entre os zagueiros, e um meia chegando de trás. É isso o que posso falar, eles vão se comportar dessa maneira", explicou o técnico Mano Menezes.FICHA TÉCNICA:BRASIL x CHINA

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)

Data: 10 de setembro de 2012, segunda-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Roberto Silveira (Fifa-Uruguai)

Assistentes: Miguel Angel Nievas e Nicolas Taran (ambos Fifa-Uruguai)

BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Marcelo; Rômulo, Ramires e Oscar; Lucas, Hulk e Neymar. Técnico: Mano Menezes.

CHINA: Dalei; Lin, Jianye, Lu Peng e Xiang; Yang, Hanchao, Zhao Peng e Xuri; Zhi e Ting. Técnico: José Camacho