quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Posted: 11 Sep 2012 07:00 AM PDT
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Atenas, na Grécia, descobriu que cigarros eletrônicos usados para substituir os tradicionais podem causar danos aos pulmões.

E para chegar a esta conclusão, os cientistas contaram com 32 voluntários, sendo que oito nunca haviam fumado e 24 eram fumantes.

Desses, 11 não apresentavam problemas nos pulmões e 13 tinham asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mal que destrói os alvéolos pulmonares.

Cada um dos voluntários usou os cigarros eletrônicos. E a partir deste ponto os pesquisadores fizeram uma série de testes e mediram a capacidade pulmonar dos indivíduos. Os resultados foram apresentados em um congresso da Sociedade Europeia para Saúde Respiratória, realizado em Viena, na Áustria.

Em quase todos os casos, o cigarro eletrônico aumentou a dificuldade de respiração. Em pessoas que nunca usaram fumo, a resistência das vias aéreas teve crescimento variando de 182% a 206%.

Em fumantes que não apresentavam doenças, a resistência das vias aéreas cresceu de 176% a 220%. Já em pacientes com asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que fumam rotineiramente, segundo estudos, o cigarro eletrônico não provocou alteração pulmonar.

Nenhum comentário: