quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CBF espera que Copa do Brasil Sub 20 revele jogadores para Mundial de 2014



São Paulo -  Lançada nesta quarta-feira em São Paulo, a Copa do Brasil Sub 20 terá a sua primeira edição a partir do início de outubro com 32 equipes, mas buscará a expansão para todo o território nacional. A ideia é que vire uma grande vitrine para talentos, até em um curto prazo de tempo.

"Esperamos que muitos novos jogadores apareçam, não duvido que eles possam estar até na Copa do Mundo de 2014", empolgou-se Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF e presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), durante a apresentação da competição no Museu do Futebol.
Foto: Rafael Neddermeyer / Agência O Dia
Marco Polo espera revelações na Copa do Brasil sub-20 | Foto: Rafael Neddermeyer / Agência O Dia
A Copa do Brasil Sub 20 será o torneio oficial do país para as categorias de base. Por sinal, a CBF pretende realizar a disputa nas categorias Sub 17 - provavelmente a partir de 2013 - e até Sub 15. Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul recebia o Campeonato Brasileiro Sub 20, contudo a competição nunca foi oficializada, apesar de continuar com a autorização para seguir com edições futuras.

Na primeira edição da nova Copa do Brasil, foram escolhidos 32 clubes por critérios técnicos na categoria profissional: 20 integrantes da Série A do Brasileiro e 12 da Série B. Nos próximos anos, a CBF irá estudar uma fórmula para ter, pelo menos, um representante de cada federação, mesmo se for obrigada a realizar uma etapa regional.

"Vamos buscar para que todo o Brasil participe, talvez com uma disputa preliminar. Nesse momento, foi inviável fazer de outra forma, até por questões financeiras", emendou Marco Polo Del Nero.

Por ser um torneio de base, a Copa do Brasil não irá reverter premiação em dinheiro aos seus finalistas. Ainda assim, está previsto o apoio de transporte terrestre e aéreo para 23 pessoas de cada equipe - dependendo da distância dos jogos -, além de hospedagem.

Nas etapas iniciais, a CBF descarta cobrar ingressos nas partidas. Mas, dependendo da repercussão do torneio, haverá uma entrada simbólica nas finais. "Vamos seguir o que determinar a Polícia Militar principalmente na questão de segurança na decisão do campeonato", avisou Marco Polo Del Nero.
As informações são do iG

Nenhum comentário: