quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atletas que sofreram morte súbita Eles foram grandes atletas, mas foram vencidos por algo que poderia ser prevenido: a morte súbita.

Pode até parecer brincadeira, mas muitos atletas sofrem de morte súbita  enquanto exercem a sua profissão, seja nos campos de futebol, nas quadras de vôlei, de basquete ou de outro esporte. Os números apontam que, a cada ano, 30 atletas  profissionais sofrem desse tipo de morte com menos de 30 anos de idade. A morte súbita pode ser causada por uma doença cardíaca pré-existente não detectada ou pela alta exigência do músculo no esporte. Então, conheça algunsatletas que sofreram morte súbita.
Proteja o seu coração lendo: Confira os alimentos que protegem o coração.
Em 1967, o campeão inglês de ciclismo Tom Simpson sofreu uma parada cardíaca quando corria pela Tour de France, devido à exaustão, ao calor e à subida inclinada de Ventoux combinados com uma mistura fatal de álcool e anfetamina. Ele tinha 30 anos.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 1 Atletas que sofreram morte súbita
Em 1967, morre o ciclista inglês Tom Simpson. (Foto: Divulgação)
Aos 24 anos de idade, o jogador italiano de futebol Renato Curi caiu no gramado aos 5 minutos do segundo tempo enquanto jogava pelo seu time, o Perugia, contra o Juventus de Turim, no ano de 1977. Na autópsia, foi constatado que o jogador tinha uma má formação cardíaca congênita.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 3 Atletas que sofreram morte súbita
Em 1977, o jogador italiano de futebol Renato Curi. (Foto: Divulgação)
O jogador de basquete americano Eric “Hawk” Gathers morreu em quadra em 1990. No final de 89, Gathers mostrou sofrer de problemas cardíacos, quando entrou em colapso em uma cobrança de falta. Entretanto, após ser medicado, o atleta parou de tomar os remédios, alegando que atrapalhavam o seu jogo. Então, em um jogo do seu time, o Loyola Marymount, contra o Portland, o coração de Gathers parou de bater para sempre, aos 32 anos.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 2 Atletas que sofreram morte súbita
Em 1990, o jogador americano de basquete Eric Gathers. (Foto: Divulgação)
Korey Stringer, jogador de futebol americano dos Estados Unidos, teve morte súbita aos 27 anos, quando defendia o seu time, o Minnesota Vikings, em 2001.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 4 Atletas que sofreram morte súbita
Em 2001, o jogador de futebol americano dos Estados Unidos Korey Stringer. (Foto: Divulgação)
Após defender a sua seleção, a de Camarões, por mais de 60 jogos, o zagueiro Marc-Vivien Foe, de 28 anos, sofreu um ataque cardíaco em um jogo contra a Colômbia, pela semifinal da Copa das Confederações, em 2003.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 5 Atletas que sofreram morte súbita
Em 2003, o jogador de futebol de Camarões, Marc-Vivien Foe. (Foto: Divulgação)
Com apenas 17 anos, o jogador de futebol brasileiro Leonardo da Silva, do time amador de LagoaSeca, do Piauí, morreu em campo quando disputava o final do torneio da Fazenda Boa Esperança, em José de Freitas. O jovem desmaiou enquanto jogava e, em seguida, apresentou um ataque convulsivo. Ele foi levado ao hospital, mas já sem sinais vitais.
441564 Atletas que sofreram morte súbita 6 Atletas que sofreram morte súbita
Em 2011, o jovem jogador de futebol brasileiro Leonardo da Silva, de apenas 17 anos. (Foto: Divulgação)
A maioria das mortes súbitas em atletas acontece pela falta de exames preventivos, que poderiam evitar muitas delas. Portanto, fica a cargo dos clubes e dos times a tarefa de realizar exames periódicos em seus atletas a fim de evitarem perdas insubstituíveis, tanto para o esporte quanto para as suas famílias.
Não corra esse risco lendo Como prevenir doenças cardíacas.

Nenhum comentário: