sexta-feira, 14 de setembro de 2012


1/09/2012 | Por Time Out

As melhores vistas da cidade

Na cidade em que a vista é um dos grandes atributos, listamos os cinco melhores pontos para admirar sua beleza


As melhores vistas da cidade
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais © Foto: Joe Higgins
Na cidade em que a vista é um dos grandes atributos, listamos os cinco melhores pontos para admirar sua beleza
Pedra da Gávea

As melhores vistas sempre valem um esforço maior e, para conquistar a Pedra da Gávea, você precisa se esforçar bastante. O início da trilha é na Barra da Tijuca, no Jardim Oceânico, e a inclinação já aparece antes mesmo de você sair do asfalto e entrar na mata.

No caminho, você passará por pequenos rapéis e escaladas para chegar ao topo, onde pode admirar toda a costa da Barra da Tijuca, de um lado, e a da Zona Sul do outro. As águias voando por ali completam a visão do paraíso. Lembre-se de levar comida e bastante água com você.


Dona Marta / Pedrão

Agora que esta favela tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) o seu topo vale a pena ser explorado. A vista do Cristo Redentor é inigualável daqui. O elevador leva cerca de 15 minutos para chegar ao cume e não apenas desvenda boa parte da Zona Sul mas também oferece uma visão fascinante de como a remoção das facções criminosas mudaram a vida nesta comunidade.

De lá, pode-se ver a Lagoa e toda a área entre Botafogo e Copacabana, com suas variadas construções e o grande cemitério de São João Batista. Logo atrás, a inebriante vista da praia de Botafogo com o icônico Pão de Açúcar.


Pão de Açúcar

Um dos clássicos points para ver o pôr do sol, o Pão de Açúcar e seus bondinhos ficaram imortalizados no filme 007 Contra o Foguete da Morte, assim como na memória de qualquer pessoa que tenha subido neles. Sem dúvida, espetacular praticamente todos os dias, o entardecer no outono, quando as nuvens se pintam de rosa e as luzes de Copacabana começam a brilhar, é particularmente hipnotizante. Daqui de cima, também, a Urca parece uma pitoresca vila de pescadores.


Pico da Tijuca

Para aqueles que acham que a Pedra da Gávea parece “um pouco demais”, o ponto mais alto da Floresta da Tijuca tem a vantagem de oferecer um estacionamento para carros a cerca de ¾ do caminho para o cume, o que significa que o topo pode ser conquistado mesmo nos dias quentes de verão, sem o risco de ninguém morrer de cansaço.

A Zona Norte e a Baixada Fluminense podem ser vistas daqui, e a visão do estádio do Maracanã é magnífica. Também oferece a chance perfeita para entender como o mosaico geográfico da cidade se encaixa, levando a todas as variações de comentários do tipo “ah, agora que eu entendi a geografia do Rio!”


Baía de Guanabara

Não se trata apenas de subir ao topo e olhar tudo de cima, afinal, o Rio é igualmente lindo ao nível do mar. Há uma boa razão para que os passeios de barco que saem da Marina da Glória sejam tão populares e não é apenas por causa das caipirinhas, dos biquínis e da música. Para ver como esta metrópole abraça toda a costa do Aeroporto do Galeão até a praia do Leblon, estique suas pernas e sinta as águas da Baía aos seus pés.

Nenhum comentário: