Inglaterra -  A quarta e almejada medalha do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres veio de maneira sofrida, com a marca de Rafael Silva. Nesta sexta-feira, o judoca da categoria pesado superou o cansaço e o sul-coreano Sung-Min Kim para conquistar o terceiro bronze do país na modalidade. Mais do que isso, o resultado faz com que a equipe de judô saia de Londres com a missão cumprida.
Foto: Divulgação
Rafael Silva comemora a conquista da medalha de bronze | Foto: Divulgação
Considerado o carro-chefe do país nas Olimpíadas, a modalidade correspondeu as expectativas dos dirigentes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e da própria CBJ (Confederação Brasileira de Judô), que não escondeu de ninguém que o plano era ganhar ao menos quatro medalhas na capital britânica. De quebra, ratificou a melhor campanha da modalidade em todos os tempos, superando as três medalhas de Los Angeles (1984) e Pequim (2008).
O combate do bronze, como não poderia de ser diferente, veio acompanhado de muito sofrimento e vontade por parte do brasileiro. Ignorando uma série de três disputas encerradas no golden score, ele se esforçou bastante contra o asiático e veio no golden score.
O tempo de Rafael Silva dentro do tatame até essa luta dereadeira durou mais do que o comum nessas Olimpíadas. Tirando o primeiro combate, quando bateu o islandês Thormodur Jonsson por ippon, as três lutas seguintes foram decididas no golden score - quando um ponto define o ganhador. Desse jeito, ele superou o lituano Marius Paskevicius, perdeu do russo Alexander Mikhaylin nas quartas de final e se recuperou com triunfo sobre o húngaro Barna Bor, após avaliação dos juízes.
As informações são do repórter Rodrigo Farah, do iG